Da Assessoria
Assessoria
O crescimento eleitoral de 300% desde o primeiro mandato consolida a aprovação popular da atuação do deputado Max Russi (PSB) na Assembleia Legislativa. De presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), passando pela Presidência do Parlamento a governador do Estado por um dia, o atual primeiro-secretário da Casa de Leis alcançou 70.328 mil votos nas eleições de 2022. Tendo o social como carro chefe, Max teve trabalho reconhecido em todas as áreas, principalmente na saúde e infraestrutura.
Conforme levantamento legislativo, o parlamentar teve 55 leis sancionadas nos últimos quatro anos. Uma delas, a Lei 11.948/2022, já em vigência a partir deste ano e que amplia o direito das mulheres, em trabalho de parto, para que possam ter acompanhante nos hospitais públicos e conveniados em Mato Grosso.
Para Max, um avanço necessário na segurança do público feminino, a partir da potencialização da Lei Estadual nº 9008, de 04 de novembro de 2008, onde é assegurado à parturiente o direito de um acompanhante nos casos de internação. “Esse é um direito da mulher e não pode ser ignorado”, reforçou.
À frente do parlamento, para se ter uma ideia, a articulação de Max Russi, junto à Comissão de Saúde da ALMT, possibilitou a criação de 5 novos postos de vacinação contra a covid-19, em polos importantes, sendo três na baixada cuiabana, um em Rondonópolis e outro em Tangará da Serra. No total 592.860 pessoas foram imunizadas.
Ainda na saúde, Max teve protagonismo importante, principalmente para os pequenos municípios. Dessas emendas pagas, aproximadamente R$ 4 milhões foram direcionados a diversos custeios, bem como a compra de ambulância, van para transporte de pacientes e manutenção de hospitais.
Na educação, um dos grandes destaques dos trabalhos e articulações do deputado foi a destinação de aporte para a compra de veículos escolares, mobiliário e até parque infantil. O equivalente a R$ 1,6 milhão foi aplicado na compra e instalação de 679 aparelhos de ar-condicionado em 24 escolas de municípios do interior.
Para a infraestrutura e agricultura familiar, Russi, além de direcionar recursos, foi peça fundamental para diversos encaminhamentos que contemplam pavimentação asfáltica, construção de pontes e aduelas, além da aquisição e compra de maquinários.
Se o assunto é preservação, o deputado Max Russi representou o Legislativo Estadual em 2021 na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (Cop26), na Escócia, e da Cop27, que aconteceu em novembro no Egito. A intenção foi potencializar nosso modelo ambiental e assim atrair investimentos para práticas sustentáveis em nossa região. “Mato Grosso é um Estado preparado, autossuficiente e apto a receber investimentos da comunidade internacional e efetivar ainda mais as medidas de conservação”, avalia.
Social – O deputado Max Russi assegura participação ativa nas decisões das políticas públicas sociais, em Mato Grosso, nos próximos quatro anos. Durante o mandato, o primeiro-secretário foi um dos principais articuladores do Ser-Família Emergencial.
Esse programa de distribuição de renda atende mais de 100 mil famílias em situação de vulnerabilidade nos 141 municípios e foi concebido por meio de parceria com a Assembleia Legislativa, que aportou investimentos advindos do duodécimo.
Parceiro de trabalho da primeira-dama Virginia Mendes e da secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria Carvalho, Max Russi também atuou em ações de doação de cestas básicas, além de projetos sociais de serviços de cidadania e qualificação, tanto na baixada cuiabana, quanto no interior do Estado. Um deles é VG Mais Ação, que tem parceria direta do deputado e já beneficiou mais de 30 mil pessoas.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).
Secom MT
FONTE: SEMANA7