domingo, agosto 24, 2025

Secretrio ignora acampamento bolsonarista em Cuiab: No h bloqueios

Jad Laranjeira | Folhamax

 

O secretário de estado de Segurança Pública (Sesp-MT), César Augusto Roveri, minimizou a presença de golpistas acampados em frente à 13ª Brigada da Infantaria Motorizada do Exército, em Cuiabá, e que pedem um golpe militar. Durante conversa com jornalistas no evento de entrega de veículos e equipamentos para a Polícia Militar de Mato Grosso, nesta terça-feira (3), ele adiantou que as forças de segurança do Estado só devem expulsar os golpistas caso haja determinação federal – do Governo Lula, ou da Justiça, por meio do STF e TSE.

“As rodovias estão todas liberadas. Nós não temos pontos em Mato Grosso com bloqueio. Isso já não é de hoje. Nem bloqueios federais nem bloqueios em nossas MTs, que são estaduais. A [13ª] Brigada não tem bloqueio, né? A Brigada não esta bloqueada”, disse ele.

As palavras de Roveri fazem coro ao que o governador Mauro Mendes (União) disse sobre o assunto. Também presente no evento da última terça-feira, Mendes deve aguardar por alguma orientação federal, caso as forças de segurança de Mato Grosso sejam necessárias.

“Deixa Xandão cuidar. Já tá bom demais!”, disse Mendes a jornalistas, em referência a Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

ANIMOSIDADE

O impasse de bolsonaristas, que mesmo com a fuga de Jair Bolsonaro (PL) do Brasil ainda esperam pela “ordem do capitão para dar o golpe”, vem criando um clima de animosidade no Governo Federal. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, já determinou que a Polícia Federal investigue os golpistas acampados em frente aos quartéis das Forças Armadas espalhados pelo Brasil. Há a expectativa de punição contra grupos que utilizam a violência e o terror para questionar a vitória do presidente Lula (PT) nas eleições de 2022.

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, por sua vez, vem minimizando a questão. Simpático à ala militar – que puxa as cordas por trás da cortina dos movimentos antidemocráticos no Brasil -, Múcio já declarou que possui “parentes e amigos” entre os golpistas acampados. Segundo ele, a situação deve se “esvair” naturalmente.

Nesta quarta-feira (4), Flávio Dino, em declaração a jornalistas que acompanhavam a posse de Geraldo Alckmin como ministro da Indústria, Comércio e Serviços, em Brasília (DF), subiu o tom, e disse que a situação “estará resolvida até sexta”.

FONTE: Folha Max

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens