Pescadores desrespeitam piracema e jogam redes e tarrafas no Rio Araguaia; vídeo

Augusto Sobrinho

O Popular

Pescadores foram flagrados desrespeitando o período de reprodução do peixe Jaraqui no Rio Araguaia, em Nova Crixás, a 378 km de Goiânia. Um morador da região, que preferiu não se identificar, registrou o momento em que os pescadores usam redes e tarrafas para capturar os cardumes de peixes.

“Todos os anos acontece a mesma coisa naquele lugar, onde tem um cardume de Jaraqui, que é um peixe que não se pega no anzol”, disse o morador.

Ao POPULAR, o denunciante conta que registrou os vídeos no dia 29 de dezembro de 2022 e que, nesta época, o Jaraqui já estava em período de reprodução.

O morador disse ainda que, normalmente, os pescadores aproveitam o período de desova do Jaraqui para pescar durante à noite. O homem afirma ainda que denunciou o caso ao 1º Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) e à Polícia Civil (PC).

“Esses daí [os pescadores] foram abusados, estavam pescando durante o dia mesmo”, enfatiza.
A reportagem entrou em contato com o delegado Luziano Severino, da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), que afirmou que o caso ainda não foi registrado na delegacia. Porém, o delegado confirmou que a pesca entre 1º de novembro a 28 de fevereiro em rios goianos é proibida.

“Esse é o período da piracema, época em que os peixes estão se reproduzindo. Em todas as bacias dos rios goianos a pesca nesse período é proibida e a detenção é de até três anos. Pescar e transportar peixes na época da piracema é crime”, enfatiza.

O POPULAR também entrou em contato com a Polícia Militar para confirmar se o caso foi registrado, e aguarda retorno desde a última atualização.

O morador que denunciou o caso relatou que a PM entrou em contato com ele na manhã desta terça-feira (3) para registrar um boletim de ocorrência.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Secom Mt

 

FONTE: SEMANA7

comando

Sair da versão mobile