domingo, outubro 12, 2025

Prefeitura de Cuiabá retifica edital de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo da Secretaria de Educação

Das 114 unidades de saúde do município de Cuiabá, incluindo Atenção Primária, Atenção Secundária e Atenção Terciária, 82 receberam investimentos e intervenções de melhorias em suas respectivas estruturas físicas na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, sendo que 10 unidades foram construídas e duas estão fase de construção. Os dados apontam que a gestão Emanuel Pinheiro promoveu melhorias físicas em 93% das unidades de saúde de Cuiabá. A Atenção Primária representa as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros Odontológicos, Clínicas da Família, e Atenção Secundária (UPAS e Políclínicas) e a Atenção Terciária (HMC, Hospital São Benedito e antigo PS de Cuiabá).  

O ano de 2022 terminou com obras prontas para inauguração. “Nenhuma das nossas regionais ficou de fora. Em todas, oferecemos mais conforto para a população. Das 24 unidades na regional Norte, 17 já passaram por obras ou já receberam investimentos para a reforma. Na Sul, 23 unidades do total de 27. Na Leste, das 32 unidades, 21 já tiveram investimentos, na Oeste foram 16 unidades do total de 23 e na Rural foram 3 contempladas entre as 6 existentes. Nossa gestão está focada em entregar uma estrutura muito melhor em todos os sentidos, de estrutura, de aparelhamento e material humano do que recebemos quando assumimos em 2017”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

As próximas obras a serem entregues e reinauguradas são a UBS Jardim Vitória II e III, a UBS Santa Isabel I, II e III, a UBS Jardim Imperial II, a UBS Cohab São Gonçalo, a odontologia da UBS Baú/Lixeira, além da UPA Leblon.

“A UBS do Santa Isabel recebeu reforma com ampliação. Juntamos a unidade 1, 2  e 3 em uma só, que passou a dispor de três cadeiras odontológicas e já está atendendo. A UBS do Jardim Imperial 2 já está pronta, com atestado de conclusão e prestes a ser entregue para a população. No caso desta unidade do Jardim Imperial, era apenas um esqueleto do que seria uma obra, deixado por gestores anteriores, mas o prefeito Emanuel Pinheiro se comprometeu em executá-la e está pronta. A da Cohab São Gonçalo, trata-se de uma reinauguração: recebeu reforma e ampliação do espaço, com recepção nova para melhor comodidade no recebimento dos pacientes e está com 100% da obra entregue, com parte elétrica nova e adequações nos consultórios”, explicou o engenheiro Thiago Henrique Vieira, coordenador técnico de Obras e Serviços da SMS.

A Unidade do Jardim Vitória 2 e 3, que também já está sendo usufruída pela população, recentemente passou por nova reforma para mais conforto aos usuários. A UBS recebeu pintura nova e aguarda inauguração oficial. A UPA do Leblon aguarda equipamentos e recursos humanos, mas a obra está pronta e oferecerá, quando entrar em funcionamento, serviços mais modernos do que as demais Unidades de Pronto Atendimento. As adequações obedecem recomendações técnicas e os devidos ajustem que faltavam foram realizados. O imobiliário já está instalado, restando apenas parte dos equipamentos e a equipe profissional para atendimento.

Também está pronta a ampliação do espaço da odontologia no Baú/Lixeira, que inclusive já está atendendo a população, enquanto aguarda a entrega oficial para a comunidade.

Obras executadas

Do total das 114 Unidades de Saúde, 10 unidades foram construídas e finalizadas e duas estão em fase de construção. Outras 4 estão em processo licitatório para execução das obras e 2 na fase de licitação. Apenas 32 unidades não receberam reformas ou investimentos ainda.

Na Região Norte destacam-se a construção da UBS Ilza Picolli, que já está finalizada e aberta ao público; as UBS CPA IV, Dr. Fábio II/Umuarama, que estão em fase de construção e a UBS Ouro Fino, que está em processo licitatório. E cinco unidades desta regional receberam reforma e ampliação, e outras cinco passaram por reforma.

Na regional Sul, 4 unidades foram construídas: UBS Santa Terezinha/Itapajé, UBS Jockey Club, UBS Nico Baracat e UBS Parque Ohara. Oito receberam reforma e ampliação, duas delas ainda sendo executadas, 6 unidades passaram reforma, 1 ainda em execução e 3 unidades estão em processo licitatório para construção.

Na Leste, 3 unidades foram construídas: UPA Leblon, UBS Jardim Imperial II e a odontologia da UBS Baú/Lixeira. Além disso, 5 unidades passaram por reforma e ampliação, 2 estão em processo licitatório para reforma e ampliação. Outras 12 unidades passaram por reforma, sendo que em duas as obras ainda estão sendo executadas.

Regional Oeste foram realizadas duas grandes construções: Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e a UPA Verdão. Oito receberam reforma e ampliação, sendo que uma ainda está com os serviços em andamento, e 7 foram beneficiadas com reforma.

E na Rural, das 6 unidades existentes, 3 já receberam intervenções nas estruturas: UBS Rio dos Peixes, com reforma e ampliação finalizada, UBS Coxipó do Ouro, com reforma e ampliação já iniciada e a UBS Guia, com reforma sendo executada.

FONTE: matogrossonews

Redação

DESTAQUES

RelacionadoPostagens