Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Clarice Claudino da Silva, celebrou a posse da primeira mulher a assumir a Delegacia de Polícia Civil de Mato Grosso, a delegada Daniela Maidel, empossada nessa quinta-feira (12) na Controladoria Geral do Estado (CGE). “É um momento de muita alegria por romper as barreiras das carreiras que antigamente eram consideradas de exclusividade masculina” comenta.
Clarice reconheceu que as mulheres têm cada vez mais ocupado os cargos de destaque e que elas estão fortalecidas e bem resolvidas.
“Se não tiver essa força interior da mulher, não é fácil de romper a tradição. Agora as mulheres chegam para mostrar que não há diferença, na verdade, há particularidades. No entanto a competência é independente de gênero” conclui.
Daniela Maidel assume a direção-geral para o biênio 2023-2024. Uma delegada no mais alto cargo da corporação é inédita em 181 anos de atuação do órgão no Estado. Na solenidade, ela disse que é um momento histórico.
“É com esse sentimento, de entusiasmo e invertendo a ordem tradicional que agradeço a cada uma das mulheres que fez e faz parte do quadro da Polícia Judiciário Civil”, disse.
Na ocasião também foram empossados a nova diretoria da polícia. Clarice Claudino é a terceira mulher a assumir a presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A primeira foi a desembargadora aposentada Shelma Lombardi de Kato que comandou a instituição entre 1991 a 1993. Vinte e sete anos depois a desembargadora Maria Helena Póvoas foi eleita presidente para o biênio 2021 a 2022.
FONTE: Folha Max