Em eleio histrica, chapa de Max e Botelho tem a ‘beno’ dos 24 deputados

 

A reunião ocorrida na tarde desta quinta-feira (26), selou a “dobradinha” entre o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União Brasil), e o primeiro-secretário Max Russi (PSB), para a eleição da Mesa Diretora do Legislativo, que acontece no dia 1º de fevereiro, após a posse dos parlamentares eleitos no pleito de 2022. Pela primeira vez, os 24 parlamentares deram a “benção” para uma única chapa no Legislativo Estadual. 

Participaram da reunião o grupo de Botelho, formado pelos deputados Dr. João (MDB), Thiago Silva e Janaina Riva, e Juca do Guaraná Filho, todos do MDB, Júlio Campos, Sebastiao Rezende e Fabinho Tardin pela bancada do União Brasil, Wilson Santos (PSD), Paulo Araújo (PP), Elizeu Nascimento (PL) e Valdir Barranco (PT), Diego Guimarães (Republicanos) além de Max Russi, que até então resistia em manter sua candidatura ao Comando da Casa. A formação ainda mantém a deputada Janaina Riva como vice no biênio 2023/2025.

O atual presidente classificou como algo inédito a união entre os 24 parlamentares onde os maiores partidos ocuparão cargos na composição.  “É um fechamento que agrada a todos, falamos com todos e estamos saindo com algo inédito na assembleia, porque de todas as eleições que eu disputei nunca houve um fechamento onde praticamente houvesse a benção dos 24 parlamentares e essa está tendo, é algo que agrada a todos”, disse Botelho, acrescentando que sempre respeitou seu aliado Max Russi.

Russi, por sua vez, disse a decisão foi tomada pelo grupo e que tentou levar a candidatura até onde pôde, no entanto não conseguiu juntar uma maioria e como o empate beneficiaria Botelho, optou por recuar e formar junto com ele. “Ir para uma disputa onde seria difícil a vitória a gente resolveu pela composição”, pontuou o parlamentar. 

COMPOSIÇÃO DA MESA – A mesa diretora tem como garantidos os cargos de Botelho na presidência, Janaina Riva na vice-presidência, Max como 1º secretário. O Partido dos Trabalhadores e o Partido Liberal ainda batem cabeça para ver quem irão mandar para compor. 

O PT tem Barranco e Lúdio na disputa pela 2ª secretária, enquanto no PL, Elizeu Nascimento e Gilberto Cattani se digladiam para o lugar a 3ª secretaria. 

 

FONTE: Folha Max

comando

Sair da versão mobile