Diversas mulheres que fazem uso das chamadas canetas emagrecedoras têm desabafado recentemente no TikTok sobre o que chamam de “cara de Ozempic”, em referência a um desses medicamentos. Elas se queixam que o tratamento as deixou com um rosto mais envelhecido.
Os relatos começaram em dezembro, nos Estados Unidos, e agora a mídia foi tentar entender o que pode estar por trás disso. Em entrevista à emissora de TV americana ABC News, a dermatologista Elizabeth Houshmand disse que a queixa tem chegado aos consultórios com frequência.
“É definitivamente uma coisa real e não apenas algo que está no TikTok. O que os pacientes reclamam é: ‘Meu rosto parece muito magro, perdi muito volume no meu rosto”, afirmou.
Segundo a especialista, as pessoas que perdem peso com injeções de Ozempic, Saxenda, Wegovy e Mounjaro vão ao consultório em busca de um afinamento facial. “Os pacientes estão com menos fome, comendo significativamente menos, perdendo grandes quantidades de peso em um período muito curto. E é por isso que você vê a aparência esquelética ou a ‘cara de Ozempic'”, complementou a médica.
O processo é normal quando se perde muito peso em pouco tempo, principalmente em pessoas entre 30 e 50 anos. “A gordura no rosto é uma coisa muito boa. Quando somos jovens e saudáveis, temos uma boa quantidade [no rosto] por causa dessa gordura subcutânea. À medida que envelhecemos, perdemos ossos, perdemos gordura, normalmente. Então, se você está acelerando esse processo, vai levar a uma aparência envelhecida e oca”, observou a dermatologista.
FONTE: Folha Max