Da Redação
Passada as eleições majoritárias, os olhos da política já estão voltados para as disputas nas eleições municipais de 2024.
Em Nova Xavantina, dois antigos aliados devem disputar uma vaga no Palácio dos Pioneiros: João Bang vs João “Cebola” Batista.
Em seu primeiro mandato como prefeito, Bang se elegeu com apoio de Cebola. Entretanto, nos últimos anos, diversas ações contribuíram para o rompimento desse laço político. Vale ressaltar que ambos fazem parte da base política do governador Mauro Mendes (União).
Algumas delas foram os processos administrativos que o atual prefeito tentou instaurar contra o então servidor público João Cebola.
Para o ex-prefeito, tais tentativas se caracterizam perseguições políticas. No momento da instauração dos processos ele estava em licença não remunerada pelo período de dois anos. Este foi um dos argumentos da Justiça para os anular.
Cebola assumiu a prefeitura após Gercino Caetano Rosa encaminhar mudanças que são vistas diariamente em Nova Xavantina. Com a faca e o queijo na mão, ele concluiu seu mandato seguindo à risca o plano de governo. Para 2020, ele apoiou o então vereador João Bang, que, ao seu ver, não está atuando como era esperado.
Gercino, um dos nomes mais fortes da política xavantinense, é o grande “x da questão”, ou então “o G entre os dois J’s”. Há quem acredite que “onde Gercino estiver, a eleição está garantida”.
O ex-prefeito deve ser, mais uma vez, fator decisivo para a escolha do chefe do Executivo de Nova Xavantina.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).
FONTE: SEMANA7