Especialista explica quais são os exercícios físicos que não possuem restrição às mamães
A gestação é um momento sublime para as mamães e de transformação para o corpo da mulher. É nesse período que os exercícios físicos podem contribuir para uma gravidez saudável, conforme orientação médica. De acordo com o Ministério da Saúde, a recomendação é que as grávidas façam, pelo menos, 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana.
Segundo o educador físico e coordenador da Faculdade Anhanguera, Igor Bonelli, se a gestante não tem nenhuma restrição para a ginástica, os benefícios são diversos, promovendo mais disposição, menos inchaço e enjoos, redução de dores nas costas e nas articulações, além de prevenir doenças como o diabetes gestacional e a hipertensão arterial, que podem levar a um quadro pré-eclâmpsia.
“Percebemos que, com o passar do tempo, houve uma mudança de paradigma em relação às recomendações anteriores de repouso para que não prejudicasse a saúde do feto e a interrupção das atividades laborais, passando ao estímulo de exercícios nesse período. Com isso, analisamos uma melhoria na hora do parto, já que a mulher terá um bom preparo muscular, cardiovascular e uma rápida recuperação após o período gestacional”, pontua.
Segundo o especialista, é indicado que as atividades na gravidez não causem impactos e que tenham o acompanhamento de um profissional. “Entre os exercícios aeróbicos, os mais indicados são: caminhadas, bicicleta ergométrica e natação.”
Para fortalecimento muscular e redução de dores, são recomendados pilates, yoga, hidroginástica e musculação. No entanto, nada de cargas pesadas ou modalidades de grande impacto, como corridas, lutas e jogos com bola. Em geral, treinos feitos com o peso do próprio corpo ou com faixas elásticas já alcançam bons resultados.
Exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico, que é um grupo de músculos e ligamentos conectados a estruturas ósseas que se fundem e sustentam os órgãos abdominais e pélvicos, também são recomendados durante toda a gestação, tanto para a preparação para o parto, quanto para diminuir o risco de incontinência urinária pré e pós-natal.
Confira alguns benefícios que as atividades físicas na gravidez com orientação de um profissional de saúde qualificado podem proporcionar:
Melhora a respiração;
Diminuição do estresse e tensão;
Controle do índice glicêmico;
Evita a obesidade durante a gestação;
Melhora a qualidade do sono;
Melhora a saúde mental;
Controle da ansiedade;
Diminuição da possibilidade de depressão pós-parto.
FONTE: mtesporte