Reprodução
Andrezza Dias/Fernanda Moraes
Da Redação
Iniciadas em janeiro de 2020, as obras de construção da Orla Beira Rio, em Barra do Garças (a 509 km de Cuiabá), continuam paralisadas desde o início do ano passado após pedido de reequilíbrio financeiro expedido pelas duas construtoras responsáveis pelo projeto turístico.
Em entrevista ao Semana7, nesta sexta-feira (3), a secretária municipal de Turismo, Jessika Hirata, disse que a obra foi dividida em dois lotes, os quais compreenderão trechos entre a Praia da Rapadura e o Porto do Baé.
“Cada um dos lotes são convênios diferentes. Um vem do Ministério do Turismo e o outro da Caixa Econômica Federal [CEF], mas acaba sendo uma obra só. Até então havia duas empresas licitadas e foram identificadas algumas irregularidades na execução e prestação de contas. E aí foram suspensas as atividades para fazer essa análise para, na sequência, retomarmos essas obras”, explicou Hirata.
Ainda de acordo com a secretária, o orçamento licitado ficou defasado com o passar do tempo e houve a necessidade de atualização orçamentária e das justificativas para os dois convênios.
“Veio também a questão da pandemia e, em seguida, a mudança de governo. Então, acabou que as coisas paralisaram um pouco, não por nossa vontade, mas questões documentais e burocráticas mesmo. Nossa vontade é retomar e entregar essa obra que é tão sonhada por Barra do Garças”, afirmou.
Jessika também destacou que a retomada dos convênios com o Ministério do Turismo e a CEF necessita de atualizações de licenciamento e estudos de impacto ambiental da obra
Conforme o projeto inicial, a Orla Beira Rio contará com pista de caminhada, ciclovia, aparelhos de ginástica, quadras esportivas, pontos de contemplação, quiosques, internet gratuita, pontos de pesca e iluminação, além de câmeras de segurança.
Veja vídeo:
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).
FONTE: SEMANA7