O motorista do ônibus envolvido em um acidente na BR-163, no Norte de Mato Grosso, em maio de 2022, que resultou na morte de oito pessoas, foi indiciado por homicídio culposo na direção de veículo.
O inquérito foi concluído em janeiro deste ano, tendo como responsável pela investigação o delegado Bruno Magalhães, da delegacia de Vera.
Conforme a Polícia Civil, foi relatado pelos passageiros que no dia do acidente o motorista estava “muito cansado, fadigado, agressivo e dirigindo em alta velocidade, fazendo zig-zag e ultrapassagens perigosas”.
Em uma dessas ultrapassagens, segundo o inquérito, o ônibus invadiu a pista contrária e colidiu com a carreta, resultando na morte de sete pessoas no local e mais de 40 feridos.
O próprio motorista foi um dos que sofreu lesão grave, tendo seu braço esquerdo decepado.
De acordo com a Polícia, foi possível constatar que, apesar do motorista estar cansado, ele não estava dormindo no momento do acidente. Isso porque foram encontradas marcas de frenagem na pista, oriundas dos pneus do ônibus.
“Ele tentou desviar do caminhão, retornando com o ônibus para a sua pista, reação que não teria se tivesse dormido na direção do veículo”, informou a Polícia.
“Os trabalhos da perícia também indicaram que a velocidade do veículo e as condições da pista não influenciaram nas causas do acidente, sendo apontado como fator principal a imprudência do condutor que fez a ultrapassagem em local proibido resultando na colisão dos dois veículos”.
O documento já foi encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público Estadual para andamento do processo criminal e possível oferecimento de denúncia.
FONTE: Midia News