Andrezza Dias
Da Redação
Moradores do município de Ribeirãozinho (MT) receberam, na manhã de terça-feira (07), visitas de integrantes de um mutirão com objetivo de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika.
A ação foi organizada pela Vigilância em Saúde Ambiental e contou com a participação de agentes comunitários, agentes da Vigilância Sanitária, Educação em Saúde e de alunos do ensino médio da Escola Estadual Alexandre Leite.
O mutirão contemplou todos os bairros do município, incluindo o distrito Colônia Couto Magalhães. Durante a ação, foram realizadas orientação aos moradores, entrega de sacos de lixo e material educativo, além de anúncio volante em carro de som.
Segundo o biólogo e coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Vilmar de Jesus Santos, o índice de infestação do Aedes aegypti no município está acima do que é preconizado pelo Ministério da Saúde (MS).
“Nas últimas semanas, nós observamos que esse índice não está diminuindo. As equipes encontram muitas larvas do mosquito principalmente em caixas, tambores, bebedouros de animais domésticos. Às vezes, até em folhas de plantas como as bromélias, pneus, lonas nas construções ou quaisquer outros materiais descartados nos quintais que acumulam água das chuvas”, explicou. “Esse mutirão foi realizado para reforçar os cuidados que as pessoas precisam ter, especialmente agora no período chuvoso”, concluiu.
Ainda de acordo com Vilmar, até o momento, o município não tem notificações de casos de dengue, no entanto, o alto índice de infestação do mosquito traz a possibilidade de registros de casos da doença.
Veja mais fotos da ação abaixo.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).
FONTE: SEMANA7
