Sorriso revoga uso de máscaras em ambientes de saúde

Em pauta, a busca de apoio do Poder Executivo para ampliar  a rede de atendimento que acolhe e oferece suporte aos portadores de necessidades intelectuais e suas famílias. A associação atende pessoas que possuem algum dos 12 tipos de necessidades intelectuais com acolhimento das famílias, apoio com exames e consultas, rodas de conversas com pais e profissionais, orientação e apoio para o diagnóstico precoce e programas de inclusão, acessibilidade e autonomia. “A intenção é melhorar, ainda mais, o atendimento com relação a questões ligadas a educação e saúde. Precisamos atender não só os filhos, mas também os pais, para que tenham condições de entender esse filho e reconhecer que ele tem alguma dificuldade e saber lidar com ela”, disse Luciana Aparecida Goffi Carnezella.  

De acordo com Lúcia, a rede municipal de educação oferta atendimento multidisciplinar por meio do Centro Municipal de Apoio e Atendimento a Inclusão da Educação Especial (Cemais), que conta com 18 profissionais; e nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). É realizado também acompanhamento nas escolas com foco na adaptação das crianças com alguma necessidade intelectual. O Departamento de Alimentação Escolar também desenvolve educação alimentar nas unidades, atendimento individualizado de nutrição alimentar com avaliação clínica, além da elaboração de cardápios específicos para crianças com seletividade alimentar. “O Cemais realiza um diagnóstico que facilita para o profissional de saúde fornecer o laudo. Com este diagnóstico ofertamos atendimento educacional especializado”, disse.

O secretário de Saúde explanou sobre a estrutura existente na saúde para acolher e realizar o acompanhamento das pessoas portadoras de necessidades intelectuais, com a disponibilização de médicos especialistas nestas necessidades. O Município oferta atendimento na área da reabilitação intelectual para os pacientes com Transtorno de Espectro Autista (TEA) para Sorriso e região por meio do Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual, o CER II, credenciado ao Ministério da Saúde. “A ADIN é nossa parceira, um braço forte da gestão. Vamos marcar uma visita no Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual e alinhar as demandas para que todas as pessoas portadoras de necessidades intelectuais recebam os cuidados necessários”, disse Luis Fábio.

“Sabemos das dificuldades enfrentadas pelas famílias que tem filhos com necessidades intelectuais e o trabalho da associação é brilhante. Vamos dar todo o suporte necessário à ADIN e unir forças em defesa desta causa tão importante”, garantiu Ari.  

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

FONTE: matogrossonews

Redação

Sair da versão mobile