Gestão Ricardo Galvão realiza mutirão de combate à dengue.

A Prefeitura de Aragarças – GO, (a Oeste 375 km da capital Goiânia) está realizando, nestas primeiras semanas de fevereiro, o primeiro mutirão de combate às arboviroses deste ano.

FacebookWhatsApp

 

A Prefeitura de Aragarças – GO, (a Oeste 375 km da capital Goiânia) está realizando, nestas primeiras semanas de fevereiro, o primeiro mutirão de combate às arboviroses deste ano. O primeiro bairro contemplado com a iniciativa foi a Base Velha (Bairro José Divino Bispo). Como destacou o prefeito Delegado Ricardo Galvão, os mutirões de combate às arboviroses têm por objetivo eliminar de forma ativa focos de infestação e promover a educação cívica da população.

“Esse é um trabalho constante do departamento de Endemias da Secretaria de Saúde, neste caso, realizando um esforço concentrado visando diminuir significativamente o número de criadouros das larvas do mosquito transmissor da dengue e Chikungunya”, disse o Gestor.

O secretário de Saúde do município, Pastor Silvio dias informou que: “nós também estamos mobilizando as pessoas para a educação cívica, quanto mais apoio tivermos da população, mais efetivo será nosso combate. O mesmo mosquito transmite a dengue, a zika e a chikungunya, combatendo preventivamente junto à população, nós conseguimos diminuir a pressão nos postos de saúde e no hospital Getúlio Vargas”, frisou.

Eleninton Cristiano Siqueira, coordenador do Núcleo de Endemias, detalhou algumas das ações que serão realizadas nos mutirões de combate. “Essa é uma prioridade, que já se inicia antes mesmo do início da quadra chuvosa. Então não apenas iremos fazer ação ativa, retirando focos de mosquitos e larvas, mas também um trabalho de conscientização da população. Como destacou o prefeito Dr. Ricardo Galvão, a população tem um papel fundamental nessa prevenção”, comentou.

A ação da Base Velha atingiu várias residências e pontos estratégicos, com o intuito de identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. As atividades foram realizadas por meio de equipe formada por agentes de combate às endemias e tem a previsão de atingir toda a cidade.

“Ano passado tivemos poucos casos de dengue, dentro da margem esperada. Mas o combate deve ser intensificado, para que esse resultado seja melhorado e que não tenhamos nenhum óbito por dengue”, informou Luzia Carvalho, agente de Educação em Saúde. Que acrescentou que: “o trabalho segue o cronograma do Ministério da Saúde de atuação nos bairros, sendo que os moradores dos bairros serão avisados das ações pontuais, através dos canais de comunicação oficial da prefeitura”, pontuou.

Ainda como parte da programação, houve educação em saúde. A população também foi informada da necessidade de manter o seu quintal limpo, instruções da importância da utilização de sacos plásticos e detalhes sobre recolhimento de inservíveis e descartes adequados para materiais de grande porte através do Cata-treco da Secretaria de Obras e Infraestrutura. A ação também promoveu aplicação de larvicidas e do inseticida UBV em sistema Aerosystem, composto por equipamento apropriado para aplicação de produtos químicos dentro das residências.

Denúncia

Nos casos de espaços públicos ou terrenos abandonados que possuem irregularidades, como possíveis focos do mosquito, a Prefeitura de Aragarças – GO conta com o apoio da população para denúncias através do número (66) 99200-7235.

Região araguaia

Sair da versão mobile