segunda-feira, agosto 25, 2025

Deputados reclamam de tratamento por secretrios de Estado

 

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou que coaduna com o posicionamento do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), ao cobrar mudança no relacionamento do secretariado do governador Mauro Mendes (União Brasil) com os parlamentares. “Nessa questão da Saúde, coaduno com a opinião do presidente Botelho. Ele está certíssimo nos apontamentos que fez. A saúde teve sim avanços, mas não resolveu problema”, afirmou a parlamentar, corroborando a crítica ao secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, que no último mandato não atendia nem ouvia os deputados da Casa de Leis do Estado.

Além de Figueiredo, outra queixa é quanto ao secretario da Sinfra (Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso), Marcelo de Oliveira, que tem agido do mesmo “modus operandis” e teria maltratado não só os deputados, como prefeitos dos municípios que buscam atendimento na Pasta.

“Não atende ninguém e maltrata as pessoas.  Isso tem que ser discutido também.  Já conversei com Botelho e acho que com  relação ao comportamento do secretario é uma discussão que tem que ser feita com o presidente do poder. O deputado Elizeu Nascimento passou por isso e outro deputado passou por constrangimento em uma unidade de saúde estadual. E eu penso a mesma coisa com relação a Sinfra. Secretário tem que responder pra Assembleia, então tem que resolver isso. O presidente do poder, Botelho foi eleito pra isso. Ele tem que tomar uma atitude”, ressaltou

De acordo com Janaina, os parlamentares querem mais transparência das secretarias de Estado, bem como um melhor tratamento quando um deputado quiser fiscalizar ou buscar explicações sobre determinados assuntos junto ao Estado. “Diferente do que as pessoas pensam que os deputados querem passar as pessoas na frente na fila (do SUS), o deputado não tem conhecimento de quem está na fila. Se a fila fosse pública e todas as pessoas tivessem acesso, esse problema acabaria. Acabaria o problema de deputado ter que ficar pedindo para o paciente porque nunca sabe se tem 10, 20 ou 30 na frente”, disse.

Ela aproveitou ainda para criticar a falta de informações da SES quanto aos pacientes que só estão sendo atendidos quando conseguem uma liminar. “Agora tem o problema da transparência com relação aqueles que têm liminar, porque isso seria outra fila. É outro problema, tudo hoje na saúde é feito por liminar, a pessoa que tem acesso a liminar consegue ter acesso, aqui não tem, e morre pessoas na fila esperando. Isso que agente quer mudar, não tem nada absolutamente nada a ver com suposições de ‘ah deputado quer interferir’ não é interferir, a gente quer que a Saúde seja eficaz para que o deputado não fique todo tempo  sem saber como funciona hoje, tendo que ter cinco ou quatro assessores na Saúde para tentar ajudar as pessoas, porque as pessoas são muito humilde e não tem acesos a saúde”, desabafou Riva.

FONTE: Folha Max

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens