A expedição Araguaia Vivo é coordenada pelo professor da Universidade de Brasília (UNB), Ludgero Cardoso Galli Vieira, mestre em biologia e doutor em ciências ambientais e pelo professor João Biólogo da Universidade Estadual de Goiás a expedição vai percorrer 3500 km de rio e 150 lagos com o objetivo de coletar dados e fazer levantamento da biodiversidade, com análise genética de peixes e avaliação de mercúrio na água e nos animais.
A equipe é formada por diversos profissionais da área do meio ambiente, como biólogos, professores da Universidade Estadual de Goiás e da Universidade de Brasília e faz parte do Projeto Nacional de Ciências, Tecnologia, Ecologia, Evolução e Conservação da Biodiversidade que conta com pesquisadores do Brasil inteiro.
Além do Rio Araguaia, a Expedição está coletando dados nos Rios: dos Peixes, Manso (Mortes), Vermelho, Cristalino, Crixás e 150 lagos.
A Expedição Araguaia Vivo foi recebida às margens do Rio Araguaia pelos Secretários Municipais, Andressa Rocha – SEMMA; Alexandre Cardoso – Turismo; Vereadores Jusmar Alves – presidente; Rita Gomes, Ir. Ana; Enes Reis; Equipe da SEMMA e servidores municipais.