segunda-feira, agosto 25, 2025

Tratamento do alcoolismo oferecido de graa pela Prefeitura de Primavera do Leste

 

A data 18 de fevereiro tem uma grande importância para conscientizar sobre os efeitos do álcool na vida das pessoas, por conta disso, foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo.

Em Primavera do Leste, existe um tratamento especial gratuito para alcoolismo no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) que atende a população desde 2005.

A psicóloga, Susana Saretta, que iniciou suas atividades em maio do ano passado, explica que para participar do tratamento, primeiramente o paciente é submetido por avaliações de toda a equipe que é composta por médico, dois enfermeiros, três psicólogos, dois assistentes sociais, auxiliar de enfermagem, instrutor de artesanato e pedagogo.

Depois, é decidido através de reunião, um projeto terapêutico singular para cada paciente, já que a unidade oferece diversos tipos de atividades terapêuticas, como psicoterapia individual ou em grupo, oficinas terapêuticas, acompanhamento médico. Dessa forma, não é possível estimar um tempo determinado de tratamento, cada indivíduo é único.

Atualmente com o projeto terapêutico definido existem 20 pessoas, porém, Susana pondera que este número é maior se incluir os pacientes ainda em processo de avaliações.

Susana explica que não é preciso marcar consulta ou agendamento para poder iniciar o tratamento. “O CAPS funciona em regime porta aberta, não há a necessidade de encaminhamento, oferece acolhimento e tratamento multiprofissional para quem estiver buscando ajuda”.

Para o Secretário de Saúde, Eraldo Fortes, o alcoolismo resulta no aumento do risco de acidentes e de complicações médicas, causando problemas hepáticos, digestivos, sexuais e cardíacos “por conta disso, fico muito feliz em poder oferecer um projeto onde podemos minimizar esses problemas e dar uma vida mais digna para aqueles que apresentam problemas com alcoolismo”.

“É um importante dispositivo para promoção da saúde, prevenção e tratamento do alcoolismo, atuando na prevenção e tratamento do uso de álcool e outras drogas, possibilitando a reinserção social desses usuários e suas famílias”, concorda Susana.

O CAPS fica localizado na Rua Érico Veríssimo, nº 1021, no Parque Castelândia.

FONTE: Folha Max

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens