sexta-feira, novembro 8, 2024

Paraíso do Tuiuti solta os bichos na Sapucaí para contar as lendas da Ilha de Marajó no Pará


Escola abriu esta segunda (20) do Grupo Especial do Rio e levou para a avenida desfile de búfalos, onças, peixes, macacos e outros animais. Desfile teve arte em cerâmica e referências indianas. A Paraíso do Tuiuti abriu o segundo dia do Grupo Especial do Carnaval do Rio, nesta segunda-feira (20). A escola desfilou com 2800 pessoas divididas em 26 alas para contar a história dos “mogangueiros da cara preta”, mostrando um trajeto de um búfulo da Índia até a Ilha de Marajó, no Pará.
A Tuiuti levou para a Sapucaí um desfile de búfalos, onças, peixes, macacos, tartarugas, pavões, tigres e muitos outros animais.
Essas figuras ajudaram a falar das lendas marajoara e a exaltar a arte da ilha, em reverência ao Mestre Damasceno, nome da cultura popular do arquipélago paraense.
AO VIVO: Acompanhe ao vivo os defiles no Rio
FAMOSOS: Celebridades curtem 2º dia na Sapucaí
MUSA: Mayara Lima estreou como rainha
Tuiuti abre o 2º dia de desfiles do Grupo Especial do RJ; FOTOS
A escola do bairro de São Cristóvão está no Grupo Especial desde 2017 e conseguiu a melhor colocação em 2018, quando foi vice-campeã.
O começo do desfile teve um palácio da Índia junto a um vaso da Ilha do Marajó na comissão de frente. Esses elementos mostraram a origem indiana dos búfalos. O carro abre-alas seguiu com a temática indiana, com alusões à religião hinduísta.
Sambódromo virou ‘bufódromo’
Os carnavalescos Rosa Magalhães e João Vitor Araújo também apresentaram ainda um carro repleto de monstros marinhos, representando as tormentas pelas quais lidavam os marinheiros no passado da colonização paraense e também hoje.
Depois das referências indianas, o desfile se voltou mais para a cultura marajoara. O quarto carro fez um tributo à arte da cerâmica com vasos, pratos e outros itens.
A despedida da Paraíso do Tuiuti teve a transformação do Sambódromo em um “Bufódromo”, nome do carro que trouxe para a avenida Fafá de Belém, Rosa e Damasceno.
Paraíso do Tuiuti é a primeira escola a desfilar na segunda noite do Grupo Especial
Pilar Olivares/Reuters

FONTE: Lapada Lapada

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens