Escola abriu esta segunda (20) do Grupo Especial do Rio e levou para a avenida desfile de búfalos, onças, peixes, macacos e outros animais. Desfile teve arte em cerâmica e referências indianas. A Paraíso do Tuiuti abriu o segundo dia do Grupo Especial do Carnaval do Rio, nesta segunda-feira (20). A escola desfilou com 2800 pessoas divididas em 26 alas para contar a história dos “mogangueiros da cara preta”, mostrando um trajeto de um búfulo da Índia até a Ilha de Marajó, no Pará.
A Tuiuti levou para a Sapucaí um desfile de búfalos, onças, peixes, macacos, tartarugas, pavões, tigres e muitos outros animais.
Essas figuras ajudaram a falar das lendas marajoara e a exaltar a arte da ilha, em reverência ao Mestre Damasceno, nome da cultura popular do arquipélago paraense.
AO VIVO: Acompanhe ao vivo os defiles no Rio
FAMOSOS: Celebridades curtem 2º dia na Sapucaí
MUSA: Mayara Lima estreou como rainha
Tuiuti abre o 2º dia de desfiles do Grupo Especial do RJ; FOTOS
A escola do bairro de São Cristóvão está no Grupo Especial desde 2017 e conseguiu a melhor colocação em 2018, quando foi vice-campeã.
O começo do desfile teve um palácio da Índia junto a um vaso da Ilha do Marajó na comissão de frente. Esses elementos mostraram a origem indiana dos búfalos. O carro abre-alas seguiu com a temática indiana, com alusões à religião hinduísta.
Sambódromo virou ‘bufódromo’
Os carnavalescos Rosa Magalhães e João Vitor Araújo também apresentaram ainda um carro repleto de monstros marinhos, representando as tormentas pelas quais lidavam os marinheiros no passado da colonização paraense e também hoje.
Depois das referências indianas, o desfile se voltou mais para a cultura marajoara. O quarto carro fez um tributo à arte da cerâmica com vasos, pratos e outros itens.
A despedida da Paraíso do Tuiuti teve a transformação do Sambódromo em um “Bufódromo”, nome do carro que trouxe para a avenida Fafá de Belém, Rosa e Damasceno.
Paraíso do Tuiuti é a primeira escola a desfilar na segunda noite do Grupo Especial
Pilar Olivares/Reuters
FONTE: Lapada Lapada