Área mais atingida pelo temporal devastador voltou a sofrer alagamentos na terça-feira (28). Chuva volta a provocar apreensão no Litoral Norte
A chuva forte que atingiu São Sebastião nesta terça-feira (28) voltou a encher de lama e alagar as ruas da Vila Sahy, região mais afetada pelo temporal devastador no fim de semana do carnaval.
De acordo com o relato de moradores, as chuvas começaram por volta das 15h e só pararam no início da noite. Moradores da Vila Sahy temeram que novos problemas graves pudesse acontecer.
Novas chuvas voltam a assustar moradores de São Sebastião, SP
Arquivo pessoal
A Barra do Sahy também registrou pontos de alagamento. De acordo com a prefeitura da cidade, no entanto, não houve nenhum atendimento a ocorrências na região.
Ainda segundo a administração municipal, houve registro de queda de um muro na Topolândia, mas ninguém se feriu. Também não foi necessário que novos moradores precisassem deixar suas casas.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
A última vez que moradores tiveram que deixar o local onde moram foi na segunda-feira (27) à noite, quando 20 pessoas saíram do bairro Topolândia por precaução por conta da chuvas que atingia o bairro naquele momento.
Regiões com maior quantidade de chuva nas últimas 24 horas:
Toque-Toque Pequeno: 64 milímetros
Barra do Una: 43 milímetros
Juquehy: 42 milímetros
Barra do Una: 31 milímetros
Fonte: Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)
Bombeiros ilhados
Mais de 30 bombeiros foram resgatados após ficarem ilhados no bairro Baleia Verde. A chuva forte no local aumentou o risco de quedas de barreira e os agentes não cosseguram sair.
Bombeiros ilhados no litoral norte de SP são resgatados
Todos estavam fazendo buscas pelo caseiro de 52 anos que está desaparecido desde o temporal.
Alerta para os próximos dias
A Defesa Civil de São Sebastião informou no início da semana que estava em estado de atenção por conta da possibilidade de chuvas intensas para a semana. Os maiores volumes seria na terça, quarta e quinta-feira.
Defesa Civil de São Sebastião (SP) alerta para possibilidade de chuvas intensas
Divulgação/Defesa Civil de São Sebastião (SP)
De acordo com o comunicado, há previsão de pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo.
“Diante deste cenário, recomenda-se atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois pode haver risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo”, informou o órgão na segunda-feira (27).
Rodovia Rio-Santos
Extremamente prejudicada depois do temporal histórico que atingiu o Litoral Norte entre os dias 17 e 18 de fevereiro, a rodovia Rio-Santos voltou a ter pontos de interdição depois das chuvas desta terça.
Último ponto a ser liberado após da tragédia, o trecho da Praia Preta chegou a ser bloqueado de forma total durante a tarde, mas foi parcialmente liberado em seguida.
Imagem desta quarta-feira (1°) da rodovia Rio-Santos em São Sebastião (SP)
Divulgação/DER
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no momento não há nenhuma interdição total, mas a via está sujeita a interrupções dependendo da condição climática.
Confira os pontos de interdição parcial:
Km 64 (Praia do Lázaro): queda de árvore
Km 87 (Praia da Cocanha): queda de barreira e árvores
Km 116 (Praia da Cigarra): queda de barreira
Km 132 (Praia Barequeçaba): queda de árvore
Km 136 a 142 (Praia do Guaecá e Toque Toque): queda de barreira, erosão e árvores
Km 143 (Praia do Toque Toque): erosão
Km 151 (Praia da Paúba): erosão
Km 157 a 162 (Praia de Maresias): queda de barreira
Km 164 (Praia de Boiçucanga): queda de barreira
Km 174 (Praia Preta): queda de barreira
Km 180 (Praia Preta): queda de árvore
Km 188 a 189 (Praia de Boracéia): erosão
Km 189 (Praia da Boracéia): erosão
Km 203 (Praia Guaratuba): queda de barreira
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
FONTE: Lapada Lapada