domingo, agosto 3, 2025

Mauro reage contra deputado aps denncia de garimpo: ‘Mentira descarada’

 

O governador Mauro Mendes (União) rebateu, na manhã desta quarta-feira (1º), a denúncia encaminhada à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, feita pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), sobre suposta prática de garimpo ilegal dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

No dia 17 de fevereiro, Barranco encaminhou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) uma denúncia sobre suposto garimpo ilegal realizada pela Mineração Casa de Pedra, onde Mendes é sócio juntamente com o empresário Valdinei Mauro de Souza, popularmente chamado de ‘Nei Garimpeiro’, bilionário do garimpo mato-grossense e alvo de investigação da Polícia Federal (PF) por compra de mercúrio ilegal em 2022.

“O deputado Barranco mentiu. Lamentável um deputado fazer isso. Se a Veja não mentiu, o Barranco mentiu. A empresa de mineração que existe lá está há 30 anos no mercado e nós estamos nela há dez anos. Está a três quilômetros fora da área de amortecimento, não tem nenhum problema. É uma mentira descarada e irresponsável como fez o deputado Barranco”, disparou Mendes.

Sobre a possibilidade de amortecimento dessa zona, Mauro foi enfático ao dizer que leis federais não são mudadas de uma hora para outra. “Não muda absolutamente nada, quem fala isso não entende um milímetro do que é a lei federal, lei ambiental. Quem fala isso tá falando bobagem e pelos cotovelos. A lei federal não se muda porque alguém está fazendo exercício do mandato de concessão de parque A B ou C”, afirmou.

A Maney Minerações Ltda, empresa do governador, consta como uma das sócias da Casa de Pedra. A companhia fica localizada na estrada velha da Chapada, em uma Área de Proteção Ambiental nas margens do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que inclusive, o gestor tenta passar para a responsabilidade do Governo do Estado. Por sua vez, a ministra Marina Silva é contra a transferência do parque para a gestão do Estado.

Em entrevista à Veja, Barranco explicou que encaminhou a denuncia para “que a ministra possa pedir uma apuração para definir se o garimpo está dentro da área do parque ou fora e qual o impacto ambiental”. 

POLÊMICA DO PARQUE

Mendes pretende conversar de novo o presidente Lula (PT), que vem a Rondonópolis (212 km de Cuiabá) nesta sexta-feira (3) para entregar casas populares, junto com a ministra Marina Silva sobre passar a responsabilidade do parque, que é federal, para o Estado com o objetivo de fomentar o turismo na Baixada Cuiabana. 

“As pessoas falam besteira até demais, eu quero fazer investimento no turismo. O que é mais lógico: você investir em um parque a mil quilômetros daqui onde não vai ninguém praticamente o ano inteiro, não tem atrações turísticas, é longe dos aeroportos e centros urbanos, ou investir num parque que está aqui do nosso lado tendo em vista todos os investimentos turísticos que estamos fazendo em Mato Grosso”, argumentou o governador.  

FONTE: Folha Max

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens