A Policia Federal, o Gefron, a Força Aérea Brasileira (FAB), o CIOPAER e a Policia Militar de Alta Floresta interceptaram por volta das 12h00 desta quarta (1) na região de Alta Floresta uma aeronave de pequeno porte no espaço aéreo sem autorização.
Uma Caça A-29 Super Tucano e uma aeronave radar E-99 foram empregados para monitorar e interceptar o avião. Os pilotos de defesa aérea seguiram o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, conforme previsto no decreto 5.144 de 16 de julho de 2004.
A aeronave de pequeno porte foi obrigada a descer em uma área rural de Alta Floresta, cerca de 30 km da região central e foi abordada pelas forças de segurança em solo. O piloto se evadiu e no avião foram encontrados em torno de 400 kg de cocaina.
Aeronave da FAB usada na Operação
A FAB trabalha diuturnamente na garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro. Essa ação mostra que o sistama de defesa aérea do Brasil atua de forma permanente, 24 horas por dia, para garantir a soberania do País.
Policiais Militares do 9º Comando Regional de Alta Floresta participaram da operação
Essa atividade faz parte do esforço conjunto e integrado das forças de segurança envolvidas para a repreensão e voos ilícitos em pequenas aeronaves carregadas com drogas.
As investigações e investidas contra o tráfico de drogas continuam, com especial atenção á prisão das lideranças e descapitalização das organizações criminosas.
FONTE: mtesporte