terça-feira, agosto 5, 2025

Preta Gil recebe Maju Coutinho e fala sobre diagnóstico de câncer no intestino: 'Muito certa da minha cura'


Dois meses depois de divulgar o diagnóstico ao público, a cantora recebe, pela primeira vez, uma equipe de TV para falar sobre a descoberta, o tratamento e o apoio dos amigos e da família. Preta Gil recebe Maju Coutinho e fala sobre diagnóstico de câncer no intestino
Preta Gil divulgou no dia 10 de janeiro que foi diagnosticada com um câncer no intestino. Dois meses depois, a cantora recebe, pela primeira vez, uma equipe de TV para falar sobre a descoberta, o tratamento e o apoio dos amigos e da família.
“Estou bem. Graças a Deus. Estou cheia de fé, força. Muito certa da minha cura. Feliz de receber você aqui para dividir um pouco da minha vivência e informação com o público”, disse Preta.
Veja a entrevista com Maju Coutinho no Fantástico deste domingo (12).
Maju Coutinho e Preta Gil
Reprodução
Adenocarcinoma: entenda o câncer de intestino descoberto por Preta Gil
Câncer de cólon: como reconhecer sintomas e sinais nas fezes
Descoberta precoce do câncer de intestino aumenta as chances de cura
A importância da descoberta precoce
Nos próximos dois anos, a estimativa do Ministério da Saúde é de que quase 22 mil brasileiros e mais 23,6 mil brasileiras tenham câncer de intestino.
Também chamado de câncer do cólon e do reto, o câncer de intestino acontece no intestino grosso, na maioria das vezes no lado esquerdo, na porção final, chamada de sigmoide. Ou então no reto.
“Quando a pessoa já tem um tumor, a pessoa começa com uma alteração do ritmo intestinal, cólicas. Eventualmente, sangue ou muco nas fezes, emagrecimento, anemia, enfim, a pessoa sente que está fora do seu normal em relação ao sistema digestivo”, explica o médico coloproctologista Ronaldo Salles.
Descoberta precoce do câncer de intestino, como o de Preta Gil, aumenta as chances de cura
A investigação pode começar com um exame simples.
“O sangue oculto nas fezes é um exame mais acessível, onde se analisa as fezes dos indivíduos e se procura resquícios de sangue. Aí sim, se direciona essas pessoas para fazer o exame mais complexo e mais custoso”, conta Maria Ignez Braghiroli, médica oncologista do Instituto do Câncer de São Paulo.
Para quem não tem casos na família, o Ministério da Saúde recomenda o rastreamento do câncer de intestino a partir dos 50 anos.
Sedentarismo, obesidade, consumo de alimentos processados e de bebidas alcoólicas são maus hábitos que, segundo os médicos, favorecem o surgimento do câncer de intestino, o terceiro com maior incidência – atrás do câncer de pele, do de mama para as mulheres e do de próstata para os homens.
No Brasil, não há estatísticas sobre o aumento da doença em pessoas com menos de 50 anos, mas a comunidade científica já discute reduzir a idade indicada para começar os exames de rastreamento.
Ouça os podcasts do Fantástico:
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Bichos na Escuta’ na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

FONTE: Lapada Lapada

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens