No Dia Mundial da Saúde Bucal, 20 de março, data instituída pela Federação Dentária Internacional (FDI), é importante observar que a boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde geral e na qualidade de vida. Além de ser fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.
As doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas e costumam estar associadas a outros problemas graves de saúde. Essas doenças causam dor, desconforto, isolamento social, perda de autoconfiança e absenteísmo no trabalho ou na escola.
A saúde bucal é necessária para prevenir infecções e o agravo de doenças, como diabetes e anemia, que podem piorar com a má higiene oral. Os problemas bucais mais comuns são: Cárie; Lesões bucais e aftas; Mau hálito; Gengivite; Placa bacteriana e Tártaro.
Conforme a cirurgiã-dentista Magda Pierin, os cuidados com a saúde bucal devem começar o mais cedo possível, ou seja, já na gestação e seguir logo do nascimento, acompanhando o desenvolvimento da criança. A coordenadora da Atenção à Saúde Bucal do município ressalta que “o estabelecimento de hábitos saudáveis de higiene bucal nas crianças em idade precoce é fundamental para que estes perpetuem por toda a vida”.
Para uma boa saúde bucal, os cuidados são acessíveis e fáceis:
- Escovar os dentes e a língua, após cada refeição, principalmente antes de dormir, utilizando escova com cerdas macias;
- Utilizar adequadamente o flúor, e cremes dentais fluorados;
- Utilizar fio dental, em todos os dentes, ao menos uma vez por dia;
- Ter uma alimentação saudável, com uso racional do açúcar, evitando o consumo excessivo de doces;
- Evitar o uso de próteses mal ajustadas;
- Evitar o fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- Ir ao dentista regularmente.
“Tenha orgulho de sua boca: valorize e cuide da saúde oral!”
FONTE: mtesporte