Semana7
Da Redação
O deputado federal Coronel Assis (UB) visitou Barra do Garças na última sexta-feira (17) e, durante sua participação no podcast ‘Depoisdas7’ comentou sobre seu Projeto de Lei 425/23 que propõe a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) em alimentos para diabéticos.
A ideia do projeto surgiu após o parlamentar ser procurado por populares destacando dificuldades de pessoas diabéticas. “Para você ter ideia, 7% dos brasileiros sofrem com a diabetes, e ela é uma doença muito ruim, porquê no futuro irá promover cegueira, amputação de membros, enfim é uma doença horrível”, disse Assis.
De acordo com o parlamentar, a partir do momento que o diabético possui uma dieta balanceada, menos problemas ele terá no futuro. “Mas esses produtos são muito caros e o cidadão menos favorecido não tem condição de comprar”, afirmou.
Na justificativa do projeto, o Coronel Assis ainda ressaltou que, já foi questionado sobre a renúncia fiscal, perguntando quem pagaria a conta da arrecadação. O parlamentar explicou que, em uma pesquisa realizada por sua equipe, “desses 7%, se tivermos 1% das pessoas que sofrem com a diabetes no Brasil e que tem condições de custear essa alimentação, é muito”.
Segundo ele, 6% da população diabética fica no Sistema único de Saúde (SUS), ocasionando um gasto muito maior para o Governo com tratamentos.
A proposta apresentada pelo deputado federal Coronel Assis ainda será despachada para análise das comissões permanentes da Câmara.
Assista trecho do corte:
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

FONTE: SEMANA7