Divulgação
Da Assessoria
O curso de jornalismo do Campus Universitário do Araguaia (UFMT) sedia nesta sexta-feira (24) e no sábado (25), o 1º Encontro Regional Centro-Oeste de Ensino de Jornalismo (Erejor). O evento será totalmente virtual (por meio de tecnologias de informação e comunicação), com organização local do curso e promoção nacional da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej).
O encontro tem vasta programação, de interesse não só do público interno dos cursos, mas de toda a sociedade, como o próprio tema central: O Papel do jornalismo brasileiro na perspectiva do Estado Democrático de Direito: do ensino ao exercício profissional.
A conferência de abertura do evento, na sexta (24), às 9h30, será feita pelo professor e pesquisador da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Josenildo Luiz Guerra, que falará sobre Jornalismo de qualidade e democracia no Brasil: potenciais da pesquisa aplicada para orientar a formação e a prática profissional. Esta conferência terá início logo depois da cerimônia oficial de abertura e de uma breve atividade cultural, marcadas para 8h30.
O conferencista Josenildo Guerra é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo, com doutorado e mestrado em comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. Entre outras atividades, é um dos líderes do Laboratório de Estudos em Jornalismo e coordenador do Qualijor (Programa de Pesquisa em Qualidade, Inovação e Tecnologia Aplicada ao Jornalismo).
Durante o período da tarde do dia 24, o Encontro terá duas mesas temáticas que irão discutir e debater assuntos relacionados ao jornalismo. A primeira delas será composta pela professora Dione Moura, da UnB, e pelo jornalista Florestan Fernandes Júnior, do Portal 247. Eles vão discutir as Perspectivas do jornalismo progressista e a atuação das jornalistas negras.
A segunda mesa-redonda da tarde do dia 24 terá a participação dos presidentes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Samira de Castro, e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Octávio Costa. Eles vão debater sobre os desafios das entidades representativas dos jornalistas.
À noite, ainda na sexta (24), serão realizadas as apresentações de trabalhos submetidos aos cinco Grupos de Pesquisa (GPs) – Atividades de Extensão, Ensino de Ética e de Teorias do Jornalismo, Produção Científica, Produção Laboratorial [Eletrônicos e Impressos] e Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino – e no Grupo de Trabalho (GT) Pesquisa na Graduação.
Já no dia 25, os trabalhos vão ser voltados às discussões das perspectivas dos cursos de jornalismo, com o importante Encontro (aberto) de coordenadores de cursos de jornalismo da Região Centro-Oeste, às 9h00. A intensão é que os coordenadores e os demais participantes possam debater os desafios mais urgentes do ensino de jornalismo, especialmente questões específicas do centro-oeste do País.
Em seguida, às 11h, o evento abre espaço para o colóquio da Diretoria Regional Centro-Oeste da Abej, para a apresentação dos projetos Atlas da Notícias (14h) e da Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (Rebej), às 14h30. A reunião de encerramento do Encontro será às 15h e a leitura da Carta do 1º Erejor Centro-Oeste às 16h do sábado, 15 de março.
Acesso ao evento
As inscrições para participar como ouvinte podem ser feitas até esta quarta-feira (22), à meia-noite, no horário de Brasília, pelo seguinte endereço eletrônico: https://www.even3.com.br/erejor-centro-oeste-2023/ A Programação completa do evento também está disponível neste site.
Os trabalhos de professores, pesquisadores e jornalistas submetidos ao debate nos cinco Grupos de Pesquisa (GPs) e no Grupo de Trabalho (GT) voltado aos estudantes serão apresentados pelos seus autores em salas virtuais, por Grupo, criadas pelos seus coordenadores e divulgadas com antecedência aos interessados. O primeiro balanço aponta para recebimento de 47 trabalhos e 100 inscritos como ouvintes.
Já as demais atividades, como conferência de abertura, palestras, mesas-redondas, encontro de coordenadores de curso, divulgação da Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (Rebej), do projeto Atlas da Notícia e outras poderão ser acompanhadas pelos inscritos e pelo público em geral pela plataforma do YouTube, a partir do nome do evento: 1º Erejor Centro-Oeste.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

FONTE: SEMANA7