Reprodução/MT+
Fernanda Moraes
Da Redação
A prometida visita na região do Vale do Araguaia do ministro dos Transportes, Renan Filho, no dia 28 de abril, é ansiosamente aguardada pelos prefeitos de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada, Alto Boa Vista, Gaúcha do Norte, Querência e Santiago do Norte. A expectativa dos gestores é que ele anuncie a pavimentação de 180 km da BR-158 e 300 km da BR-242.
Ao Semana7, o prefeito de Serra Nova Dourada, Elson Farias de Sousa – Elson Mará (PP), disse estar otimista e confiante com a visita do ministro para que a pavimentação seja anunciada e concluída.
A prefeita de Santa Cruz do Xingu, Joraildes Soares de Sousa – Jô (PSD), afirmou que o anúncio da visita de Renan “nós deixou bastante confiantes de que, dessa vez, a tão esperada pavimentação da BR-158, pelo contorno, sairá do discurso”. A gestora ainda destacou que as regiões do entorno d rodovia fomentam, em larga escala, a produção de soja e milho.
“O Governo finalmente acordou para esta realidade. É preciso criar mecanismos de desenvolvimento da Região, especialmente com estradas pavimentadas”, pontuou.
BR-158
Conhecido como contorno leste, o trecho da BR-158 corta os municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista, beneficiando cerca de 15.471 habitantes [dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)].
Mesmo que não sejam cidades cortadas pela BR-158, os moradores de Novo Santo Antônio, São Félix do Araguaia, Luciara, Canabrava do Norte, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Porto Alegre do Norte, Confresa, Santa Terezinha e Vila Rica, somando 106.240 habitantes, também serão beneficiados com a pavimentação da via.
A BR-158, que possui extensão total de 3.961,4km, comporta um território de mais de 165 mil hectares.
O trecho já pavimentado da BR-158 é o que liga Porto Alegre do Norte a Vila Rica, extensão até a divisa Mato Grosso ao estado do Pará. A obra foi realizada durante o segundo mandato de Luis Inácio Lula da Silva (PT), como presidente da República.
Outra parte da via, de Ribeirão Cascalheira até o Alô Brasil, também foi concluída na gestão de Lula.
Por que não seguir a pavimentação no traçado original?
O traçado original da via, que segue fechado pela Justiça Federal, após uma ação do Ministério Público Federal (MPF), adentra a reserva indígena da etnia Xavante Marãwatsédé, na região Norte Araguaia.
Por isso, o ex-deputado estadual Baiano Filho reivindicou, por muitos anos, a pavimentação do contorno leste. Assim, além de melhorar a trafegabilidade, beneficiaria as cidades que cortam o trecho, como Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista.
Cobrando a celeridade da obra, o ex-deputado participou e articulou o encontro, em Brasília, na última quarta-feira (22), do governador Mauro Mendes (UB) com o ministro Renan Filho.
BR-242
Outra antiga reivindicação do Araguaia é a pavimentação da BR-242, no entanto, o possível trecho que será contemplado com o anúncio do ministro será aquele que corta os municípios Santiago do Norte, Gaúcha do Norte e Querência. São Félix do Araguaia está fora da programação.
A pavimentação da BR-242 é uma cobrança do setor produtivo do Médio Norte de Mato Grosso, já que é considerada um importante corredor multimodal e estrutural, que cortará Mato Grosso de Leste a Oeste e ligará a região a outras vias de escoamento da produção mato-grossense.
O trecho que beneficiará 42.413 munícipes da região, viabilizará mais um importante corredor de escoamento da produção agrícola, impulsionando o desenvolvimento econômico da região.
Encontro de Mauro Mendes e Renan Filho
O governador anunciou, por meio das redes sociais, que esteve em Brasília (DF) com o ministro dos Transportes para discutir a pavimentação das BR’s 158 e 242. O encontro foi articulado pelo ex-deputado Baiano Filho.
Na ocasião, Renan afirmou que o Governo Federal já garantiu os recursos das obras, mas, para início das atividades, ainda é necessário finalizar as licenças ambientais. O ministro ainda revelou que virá ao estado de Mato Grosso no dia 28 de abril para anunciar novidades dos trechos.
Ao lado de Mauro Mendes, Renan ressaltou a importância das rodovias para a região do Vale do Araguaia. Segundo ele, “são BR’s fundamentais para o desenvolvimento de Mato Grosso e a região do Araguaia. Nós vamos trabalhar duro para realizar essas obras que é o que o presidente Lula (PT) tem nos recomendado”.
De acordo com o chefe do Executivo Estadual, Lula destacou como prioridade de sua gestão em MT, a conclusão das BR’s-158 e 242.
Estivem presentes em Brasília, os senadores Wellington Fagundes (PL) e Jaime Campos (UB), a deputada federal Coronel Fernanda (PL), o secretário-chefe da Casa Civil, Rogério Gallo, o ex-deputado Baiano Filho, além de prefeitos, vereadores e lideranças.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

FONTE: SEMANA7