O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, determinou a reintegração do soldado PM Reinaldo dos Santos, expulso da Corporação após assistir um outro policial “matar na porrada” um homem no ano de 2008, em Itiquira (358 Kim de Cuiabá).
Em determinação publicada na Imprensa Oficial de Mato Grosso, o coronel PM atendeu à uma decisão judicial favorável ao soldado PM, que tem 5 dias para comparecer ao Comando-Geral da PM, em Cuiabá, para formalizar seu retorno à Corporação.
“Reintegrar ao serviço ativo nas fileiras da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, o ex-SD PM Reinaldo dos Santos a contar de 24/03/2023, retroagindo seus efeitos à data de 18/03/2011, tendo em vista o acórdão presente no processo, que tornou nulo o ato de exclusão do mesmo”, diz trecho da publicação.
O Governo do Estado chegou a contestar a determinação de reintegração do soldado após sua absolvição do crime, porém, o Poder Judiciário de Mato Grosso decidiu em segunda instância que ele deveria retornar à Polícia Militar em acórdão (decisão colegiada) de outubro de 2022.
De acordo com informações do processo, Reinaldo dos Santos não tomou nenhuma providência enquanto Jandiro Engracia da Silva era espancado pelo também PM Sérgio Costalunga Feitosa, no município de Itiquira, no ano de 2008.
Conforme os autos, Jandiro tinha sido preso pelos policiais por lesão corporal. Além de ser reintegrado na Corporação, Reinaldo dos Santos também recebeu salários e demais verbas trabalhistas pelo período de mais de 11 anos desde que foi expulso da PM.
FONTE: Folha Max







