A auxiliar de cozinha Gardenia de Sousa Rodrigues enfrenta um novo capítulo para manter vivo o pai diagnosticado com câncer no esôfago. Dessa vez é a dificuldade em conseguir a única dieta especial à qual seu Adoniel Pereira dos Santos, de 54 anos, conseguiu se adaptar.

Agora meu pai também tem crises de dores por esse tumor, está vivendo na morfina
Ela precisou acionar o Estado de Mato Grosso e a Prefeitura de Cuiabá na Justiça para conseguir a dieta, que não é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde. A Unimed Cuiabá foi a empresa selecionada para fornecer o item.
Adoniel luta contra a doença há quase dois anos e a única dieta à qual ele conseguiu se adaptar foi a Isosouce 1.5 Kcal e o whey protein concentrado. Ele chegou a ficar sem comer e até perdeu 16kg.
De acordo com a decisão assinada no dia 3 de março, a empresa tinha o prazo de 7 dias para entregar o material na Superintendência de Assistência Farmacêutica.
“Constatada a necessidade de aquisição de Isosouce 1.5 Kcal, whey protein concentrado, frasco para dieta enteral 300mL e equipo gravitacional para dieta enteral, não disponibilizado pelo SUS em favor do paciente, ora demandante, autorizo que a aquisição da medicação ou produto ou insumo pleiteado(s) se dê pela Empresa Unimed Cuiabá Cooperativa de Trabalho Médico”, diz trecho do documento.
Foi autorizado também o bloqueio judicial do valor equivalente a três meses de custeio do tratamento médico nas contas do Estado e do Município.
“A Unimed não está fazendo a compra desses insumos. O Estado já teve a conta bloqueada e o juiz determinou a compra, e mesmo assim os estoques da Farmácia de Alto Custo estão zerados”, disse Gardenia.

Após avaliação nutricional paciente apresentou diagnóstico de desnutrição grave por perda de peso recente e intensa
A cooperativa médico, no entanto, alega ter cumprido a decisão e já ter entregue a dieta à Secretaria de Saúde.
“A Unimed Cuiabá informa que o alvará judicial foi prontamente cumprido e que no dia 28 de março de 2023 a dieta foi entregue à Superintendência de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde (SAF/SESMT), conforme nota fiscal em anexo”, diz trecho de nota.
Adoniel apresentou, em janeiro deste ano, um grave quadro de desnutrição pela falta dos produtos, que são fundamentais para a sua sobrevivência.
“Após avaliação nutricional, o paciente apresentou diagnóstico de desnutrição grave por perda de peso recente e intensa, o que significa a necessidade da dieta normocalórica e hiperproteica para suprir no mínimo seus requerimentos metabólicos (2700 Kcal/dia) e ter uma sobrevida maior”, diz prescrição nutricional do paciente.
Atualmente, a auxiliar de cozinha está desempregada e não tem mais como arcar com as despesas da alimentação tão regrada do pai e o transporte periódico dele para as sessões de radioterapia no Hospital do Câncer.
“Agora meu pai também tem crises de dores por esse tumor, está vivendo na morfina”, disse ela.
A alimentação custa, por mês, cerca de R$ 2 mil. Para contribuir com qualquer tipo de valor basta fazer uma transferência pelo Pix: 65993496923, que também é o contato do seu Adoniel.
Outro lado
A Unimed Cuiabá se manifestou por meio de nota. Confira na íntegra:
A Unimed Cuiabá informa que não é parte no processo ajuizado pelo paciente Adoniel Pereira dos Santos – cuja história chegou à imprensa – que requereu dieta especial ao Município de Cuiabá e ao Governo do Estado de Mato Grosso.
Contudo, na impossibilidade de ambos os requeridos fornecerem a dieta ao paciente do SUS, o Poder Judiciário determinou bloqueio judicial nas contas do Estado e Município para a aquisição da dieta mediante cotação de preço.
Com isso, o paciente realizou três orçamentos e a Unimed Cuiabá foi indicada pela Justiça para fornecer a dieta. A Unimed Cuiabá informa que o alvará judicial foi prontamente cumprido e que no dia 28 de março de 2023 a dieta foi entregue à Superintendência de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde (SAF/SESMT), conforme nota fiscal em anexo.
Leia mais:
FONTE: Midia News