Circula pelas redes sociais a informaçlão de que um grupo de jovens está capturando pombos na praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, e viralizou nesta sexta-feira. As imagens, gravadas em frente ao hotel Copacabana Palace, mostram dois garotos deitados na areia, pegando as aves à força e colocando dentro de uma caixa de papelão. Um outro rapaz que registra a cena comenta a ação em tom de brincadeira: “Copacabana não é para amador! Cinco reais cada pombo. Olha os ‘menorzinhos’ fazendo dinheiro”.
A suspeita é de que os animais sejam comercializados nos valores de R$ 5 a R$ 15 em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Segundo o delegado Wellington Vieira, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), a prática é enquadrada como crime ambiental. Ainda de acordo com Vieira, o pombo é um animal silvestre e a captura é ilegal, sob pena de um ano de prisão.
A Polícia Civil afirmou que um inquérito será aberto para investigar a prática, que não era conhecida pelos agentes. As imagens, reveladas pelo perfil Rio de Nojeira, denunciam a atividade ilegal na praia, principal cartão postal da cidade.
A Polícia Militar informou que a equipe do 19° BPM (Copacabana) não foi acionada para nenhuma ocorrência. Já a Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Invisa Rio) afirmou que a prefeitura trabalha para fiscalizar ações ilegais no comércio do município. No entanto, até o momento, nenhuma venda das aves foi registrada.
Procurada, a Prefeitura de Duque de Caxias ainda não se manifestou. O caso está sob apuração da polícia.
FONTE: Folha Max