O governador Mauro Mendes (União) se negou a comentar a possibilidade de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se lançar candidato ao Senado em 2026 por Mato Grosso.
“Eu me nego a falar em eleição 2024 [municipais] em 2023. Que dirá de eleição 2026. […] Somente em anos eleitorais eu vou me pronunciar sobre as eleições daquele ano. Em 2024 falo em 2024, em 2026 eu falo em 2026”, afirmou o governador a imprensa nesta segunda-feira (17).
A possibilidade de o ex-presidente disputar o cargo por Mato Grosso foi divulgada em reportagem do jornal Folha de S. Paulo no domingo (16). A ideia seria lançar a candidatura em um estado onde ele tem força política, como Mato Grosso, Rondônia e Distrito Federal.
No segundo turno da eleição presidencial do ano passado, Bolsonaro teve 65,08% dos votos válidos em Mato Grosso.
Mendes é um dos cotados para ser candidato ao Senado em 2026.
Ocorre que o governador prefere não comentar – tampouco conjecturar – sobre eleições futuras publicamente.
“Foi assim que eu falei todos os anos em que fui candidato e todas às vezes em que eu estive em exercício de mandato”, reduziu.
Legislação e Bolsonaro em MT
Questionado sobre a viabilidade de o ex-presidente disputar o cargo por Mato Grosso, o governador afirmou que Bolsonaro tem o direito de ser candidato “como qualquer cidadão brasileiro” se estiver em conformidade com a Legislação Eleitoral.
“Desde que ele transfira o título, que tenha residência no colégio eleitoral e esteja em dia com a Justiça Eleitoral, qualquer cidadão brasileiro pode”, afirmou.
Leia mais sobre o assunto:
Cidinho diz que é cedo para discutir eventual candidatura de Bolsonaro por MT
“Se Bolsonaro concorrer em MT, uma vaga é dele”, avalia Janaina
Bolsonaro diz a aliados que quer ser candidato ao Senado em 2026
FONTE: Midia News