Além de cuidar do trânsito, instituição também reforça elo de segurança com o cidadão
“Estar ao lado do cidadão”, “servir como elo de segurança”, “reforçar a cultura de paz e promover o bem-estar”. O coordenador da Guarda Municipal de Trânsito (GM) de Sorriso, Márcio Pires, é bem claro ao listar as várias funções da instituição, nascida há 11 anos, como então Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito (SMGT), quando ainda nem existia a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep).
Hoje, os servidores da GM também reforçam a segurança em unidades escolares, além de atuar no gerenciamento do trânsito, no apoio ao trabalho desenvolvido pela Polícia Militar (PM) e pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), na realização de vistorias em veículos utilizados no transporte de passageiros, emissão de guias de estacionamento especial, palestras educativas e outras ações de sensibilização para a promoção de um trânsito cada vez mais seguro em Sorriso.
Até meados de maio, deve seguir para a Câmara de Vereadores a proposta para migração da Guarda de Trânsito para Guarda Civil Armada. O “sim” do Executivo veio em fevereiro, quando a GM recebeu do prefeito Ari Lafin o apoio para seguir com o processo.
À época, o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura explicou que, a partir da lei criada, aprovada e sancionada, o passo seguinte é a participação dos GMs em um curso específico para tal função. Fez o curso direitinho e foi devidamente aprovado no teste regulamentatório? Aí sim entra o processo de disponibilização de armas letais aos então GCMs. O teste para regulamentar o trâmite ficará a cargo da Polícia Federal.
“É um passo importante e necessário para avançarmos, cada vez, mais, na segurança e no bem-estar para nossa população”, reforçou o prefeito Ari Lafin.
Reconhecimento do Legislativo
Hoje (18), a Guarda Municipal de Trânsito de Sorriso completa hoje 11 anos e o presidente do Legislativo aproveitou para agradecer por mais de uma década de trabalhos prestados ao Município.
“Quero parabenizá-los neste dia e dizer que vocês têm toda minha admiração. Defendo que em breve tenhamos mais um concurso para novos agentes, bem como a transformação da Guarda Municipal em Guarda Civil Municipal, para que os agentes possam fazer uso de arma de fogo e somar ainda mais na segurança em nosso município, principalmente na segurança de nossas crianças nas unidades de ensino”, destacou Iago.
Relembre:
A Guarda nasceu por meio do Concurso Público 001/2011, cuja prova foi aplicada em janeiro de 2012, e resultou na seleção de 20 agentes de trânsito.
Os aprovados tomaram posse no dia 18 de abril de 2012, ainda integrando o Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito (SMGT), ligado à Secretaria de Governo (Semgov), visto que a Semsep só viria a ser criada cinco anos mais tarde, em 2017.
Formação
Em 2013, os ainda agentes, participaram de curso de formação com 400 horas/aula, promovido por meio de parceria com o Detran e realizado no auditório da Polícia Militar de 7 de outubro a 28 de novembro. Em 2020, por meio da Lei Complementar 314, de julho de 2020, foi alterada a denominação de “Agentes Municipais de Trânsito” para “Guarda Municipal de Trânsito”. Com isso, além da mudança do nome, o foco de atuação dos profissionais também se alterou, e os guardas também passaram a agir em outras ações de fiscalização e cumprimento das leis municipais.
Dos iniciais 20 servidores nesta função, dois não integram mais a corporação: um pediu exoneração do cargo e outro, o GM Vilmar de Freitas Machado, faleceu em março de 2021, vítima de Covid-19
FONTE: matogrossonews