Semana7
Da Redação
Durante participação em um fórum político realizado em Porto Alegre do Norte, o prefeito de Querência, Fernando Gorgen, que preside a Associação dos Municípios do Araguaia (AMA), afirmou que atuará junto à frente de trabalho composta por cerca de 300 vereadores da região, além de 35 prefeitos, para ‘acelerar’ o processo burocrático que envolve a conclusão das obras da BR 158.
A obra na rodovia tinha como traçado original um trecho que adentrava a Terra Indígena Xavante Marãiwatsédé, no entanto, a Justiça suspendeu o uso da via após um pedido do Ministério Público Federal (MPF). Diante disso, o Governo Federal decidiu por um contorno alternativo para que a pista não passasse pela reserva. A previsão era de que os trabalhos fossem iniciados em 2022, mas o projeto não avançou. Dois lotes já foram contratados, que custarão quase meio bilhão de reais, num total de 194 km no entorno da reserva indígena. Contudo, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) aguarda a licença ambiental para iniciar os serviços.
Em entrevista ao Semana7, Gorgen disse que a união das lideranças da região visa dar apoio e voz ao ministro dos Transportes, Renan Filho, para obter a liberação das licenças ambientais junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
“Segundo o ministro, nós temos orçamento para fazer a rodovia. Então, ou é pelo contorno ou pelo traçado original. Não interessa por onde. O importante é que tem orçamento e nós precisamos trabalhar juntos e conseguir o licenciamento para iniciar as obras o mais rápido possível”, destacou o prefeito de Querência.
Comissão de Vereadores
A comissão de vereadores criada reúne representantes de 35 Câmaras Municipais e tem o objetivo de estimular a participação tanto dos vereadores quanto da sociedade civil nas discussões sobre os direitos da população do Vale do Araguaia, além de propor ações sobre diversos assuntos, em especial a conclusão das obras da BR 158 e 242, que cortam a região e servem como principais obras de logística de todos os municípios do Araguaia.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).
 
FONTE: SEMANA7 
			
															





                