Mausolu de Pel aberto ao pblico com ouro e coroa

 

O mausoléu onde está o corpo de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi aberto ao público nesta segunda-feira (15). O g1 esteve no espaço, localizado no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, no litoral de São Paulo, e registrou a abertura do local, que contou com a presença de familiares e fãs do Atleta do Século (veja abaixo).

O espaço foi para visitação, expecionalmente nesta segunda-feira, apenas no período da tarde, das 14h às 18h. O evento contou com a presença de familiares de Pelé, como o filho Edinho, que falou com a imprensa.

“Eu venho aqui com uma certa frequência, e é muito gostoso. O ambiente é muito propício, com gramado no chão e cenas de estádio. Foi feito com muito amor por pessoas que conheciam e conviviam com ele. Então, tem a essência do que ele era. É muito nobre, muito simples e agradável. É o máximo que podemos imaginar para este espaço”, disse Edinho.

Ele entrou no espaço, ficou por aproximadamente 15 minutos, tirou fotos ao lado do ‘túmulo’ e deixou o local na sequência. O local foi aberto para o público pouco antes das 14h.

O Memorial fica na Avenida Doutor Nilo Peçanha, no bairro Marapé. Para conhecer o Mausoléu de Pelé é necessário se cadastrar gratuitamente no site do cemitério, que está a poucos metros da Vila Belmiro, o estádio do Santos Futebol Clube. A visita acontecerá de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Não há tempo de permanência estimado.

Mausoléu de Pelé

Duas estátuas folheadas a ouro recepcionam os visitantes no mausoléu onde está o corpo de Edson Arantes do Nascimento. No espaço de 200 m² em homenagem ao eterno camisa 10, o público pode ver: uma simulação da torcida do Santos Futebol Clube nas paredes, o piso com grama sintética e um teto azulado acima do jazigo, que é dourado e tem imagens de momentos marcantes da carreira do Atleta do Século, que morreu aos 82 anos, em 29 de dezembro de 2022.

O mausoléu foi projetado por Pepe Alstut, proprietário do Memorial – que morreu em 2018. Pelé teve um espaço reservado desde 2003, com uma vista para a Vila Belmiro. Porém, a família e o cemitério fizeram um acordo para que o craque fosse sepultado no mausoléu por uma questão de logística para o acesso do público.

Detalhes

Além dos retratos de momentos marcantes na carreira de Pelé, como o famoso soco no ar em comemoração aos gols, os detalhes do jazigo chamam atenção: Nos quatros cantos há cantoneiras em formatos da Taça Jules Rimet [nome do troféu da Copa do Mundo da FIFA], uma camisa com o número 10 e uma coroa.

Os visitantes também terão acesso ao Mercedes Benz S-280, dado para Pelé pela montadora em 1974, em comemoração ao milésimo gol do atleta. O carro estará exposto no Museu de Veículos do Memorial.

Confira os itens

Estátuas folheadas a ouro

Simulação da torcida do Santos Futebol Clube nas paredes

Piso com grama sintética

Teto azulado acima do jazigo

Jazigo dourado e com imagens de momentos marcantes da carreira de Pelé

Retratos de momentos marcantes na carreira do Rei

Cantoneiras do Jazigo em formatos da Taça Jules Rimet

Camisa com o número 10

Coroa de Rei

Mercedes Benz S-280, dada a Pelé por montadora em 1974, em comemoração ao milésimo gol do atleta. O carro estará exposto no Museu de Veículos do Memorial.

Leia também:

Filhos de Pelé confirmam que família já liberou visitação ao Mausoléu do Rei do Futebol

Herança de Pelé: 70% do patrimônio poderá ser dividido em até nove partes; entenda

Pelé escolheu pessoalmente lugar onde seria enterrado por ‘não parecer cemitério’ e disse ‘não ter medo de morrer’

Por Pelé, pessoas se superam e enfrentam horas de espera em velório

Velório e cortejo de Pelé: FOTOS

Despedida do Rei

Pelé morreu no dia 29 de dezembro de 2022, após permanecer um mês internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele tinha 82 anos e lutava contra um câncer de cólon. Segundo o hospital, a morte ocorreu em função de falência múltipla dos órgãos.

O corpo foi trazido na madrugada do dia 2 de janeiro para a Vila Belmiro, onde foi velado por 24h, até às 10h do dia 3.

Entre as autoridades presentes à despedida do Rei estiveram os presidentes da Fifa, Conmebol e CBF, Gianni Infantino, Alejandro Dominguez e Ednaldo Rodrigues, respectivamente, assim como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

Depois do velório, o corpo passou pelas ruas da cidade, em cortejo em carro aberto conduzido pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O caixão, inclusive, passou em frente à casa da mãe de Pelé, Dona Celeste, que completou 100 anos no dia de abertura da Copa do Mundo.

O corpo chegou na Memorial às 14h. De acordo com o cemitério, o sepultamento durou 25 minutos contou com algo em torno de 120 pessoas presentes, entre familiares e convidados.

FONTE: Folha Max

comando

Sair da versão mobile