Neste dia 18 de maio, é o dia da luta em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha anual de âmbito federal “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e Adolescentes”, acontece em vários municípios do país, inclusive em Pontal do Araguaia. Com materiais de divulgação que estampam a flor amarela e laranja, símbolo da infância, que ao mesmo tempo demonstra a vulnerabilidade infanto-juvenil frente ao abuso e exploração sexual, a equipe do conselho tutelar, secretaria de assistência social e demais órgãos competentes realizaram na manhã desta quinta-feira uma passeata nas ruas da cidade.
O objetivo da mobilização é convocar a sociedade pontalense para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes. A ideia é realizar atividades de mobilização da sociedade com foco na prevenção, que envolvam a divulgação de prevenção, não só neste dia, mas um trabalho difuso em todos os órgãos municipais.
A secretária de Assistência Social, Michele Alves destaca a importância de fazer este tema ser difundido ao longo de todo o ano.
“Mas, acima de tudo, é necessário que essa questão seja vista como uma questão de todos/as. Por isso, convocamos a todos/as os/as a assumirem essa responsabilidade junto ao público infanto-juvenil”, destacou Alves.
É importante destacarmos o trabalho de denúncia através do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, e do Conselho Tutelar. Estar silencioso diante ações ou suspeitas de abuso é também praticar o ato e manter impune o criminoso permitindo que mais vítimas sejam feitas.