quarta-feira, julho 9, 2025

Fila de espera por cateterismo tem 2,6 mil pessoas em MT

 

Mais de 2,6 mil pessoas estão na fila de espera por um procedimento de cateterismo no Estado. Dados Central de Regulação apontam que do total de pacientes nesta fila, 40,6% estão internados, ou seja, são casos graves que aguardam com urgência o exame. A demora para o atendimento dessas pessoas, que em grande parte já sofreu um infarto, coloca em risco a vida e muitos precisam recorrer à Justiça para garantir o atendimento e, mesmo assim, em muitos casos ele não é feito. 

De acordo com os dados, a fila regulada pela Capital é formada por pacientes do próprio município, que representam 34,8% da demanda, e também de municípios do interior que são regulados e representam mais de 65%. 

Na Capital são ofertadas 100 vagas para a realização do procedimento no Hospital Geral, sendo apenas 30 para pacientes internados. O município disponibiliza ainda outras 7 vagas no Hospital Santa Helena, em Cuiabá, todas para pacientes referenciados. No Estado, a Central de Regulação também possui fila de espera e a demanda é atendida pelo Hospital Estadual Santa Casa. 

Maria Clarice da Silva, 62 anos, é uma das pacientes que têm risco de morte e aguarda desde a última sexta-feira (12) pelo cateterismo. Internada no Hospital Pronto-Socorro de Várzea Grande, a mulher chegou à unidade na quinta-feira (11), com fortes dores, quando foi atendida. Ela passou por um exame e chegou a ser liberada para ir até em casa até sair o resultado. Quando voltamos para o hospital o resultado tinha saído e o médico disse que tinha dado uma alteração e iam interná-la, conta a filha Aline Marques. 

Segundo ela, a situação da mãe é grave, mas só ficou sabendo o real risco na sexta, após a internação. Quando a outra cardiologista passou ela disse o real quadro e que a necessidade dela era uma UTI, pois ela estava infartada. 

Desde então, a filha deu início à corrida para garantir à mãe o tratamento adequado. No sábado (13) a Justiça concedeu o pedido e deu prazo de 24h para que o Estado e Município de Várzea Grande realizassem a transferência para UTI e a realização do exame. 

FONTE: Folha Max

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens