Um marco histórico para o esporte barra-garcense ocorreu nesta semana, com a regularização do Estádio Zeca Costa, que agora pertence oficialmente ao município de Barra do Garças. Após décadas de espera e cinco anos de interdição, o lendário estádio está prestes a passar por uma grande reforma e receber eventos esportivos.
Desde a sua inauguração, em 1971, o Estádio Zeca Costa quase não recebeu reformas significativas, o que levou o local a um avançado estado de degradação, impedindo a realização de eventos esportivos e de lazer, resultando na sua interdição pelo Ministério Público, em 2017. O cenário começou a mudar com a implementação do programa Regulariza Barra, em 2021, que este ano formalizou o estádio e registrou como propriedade do município.
Com emenda parlamentar do senador Jayme Campos no valor de R$1,6 milhões e mais cerca de R$ 400 mil em recursos próprios do município, a reforma do Zeca Costa inclui a recuperação das arquibancadas, do centro administrativo da Liga, a modernização da iluminação, a construção de novos vestiários e a recuperação de todo o sistema elétrico e hidráulico, além de adequações para receber Pessoas com Deficiência (PcD).
A expectativa é que nos próximos dias o projeto de reforma seja protocolado junto à Caixa Econômica Federal, em Cuiabá, para posterior abertura de licitação. Em breve, o Estádio Zeca Costa voltará a ser palco de grandes eventos esportivos e estará apto para receber o Araguaia, seleção barra-garcense de futebol, que está de volta à primeira divisão do Campeonato Mato-grossense.
O prefeito Dr. Adilson Gonçalves parabenizou o Araguaia pela recente conquista e afirmou que o avanço desse projeto é um grande marco na história de Barra do Garças. “Após mais de meio século de espera, a população pode finalmente vislumbrar um futuro promissor para esse importante espaço esportivo, além de poder ver o nosso Galo da Serra jogar novamente em solo barra-garcense”, finalizou.