quinta-feira, setembro 4, 2025

Especialista do MT Saúde orienta sobre…

A voz é uma importante ferramenta de comunicação do corpo humano que revela diversas características individuais. Ao ouvir uma voz identificamos e reconhecemos uma pessoa, suas emoções, temos impressões sobre a sua personalidade, intenção e até a imaginamos fisicamente.

Considerada “o tato à distância”, a voz manifesta sinais e sintomas que favorecem o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe que pode comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida do paciente, orienta o médico otorrinolaringologista Henrique Leão Guedes, credenciado ao plano MT Saúde pela Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, em Várzea Grande.

“Os seres humanos vocalizam desde o nascimento, com o choro. Esse mecanismo de produção da voz ocorre pelo ar expiratório, que ao passar pela laringe aproxima e faz vibrar as pregas vocais. Ao longo da vida, a voz se modifica naturalmente, pois acontecem mudanças na frequência fundamental, que é o número de vibrações por segundo que as pregas vocais vibram”, explica o médico.

A voz é produzida na laringe pela vibração das cordas vocais. Essa vibração acontece por meio do ar que vem do pulmão, e o som produzido é moldado pela garganta, nariz, e boca. Quando a voz fica rouca, é sinal de que algo não está bem. Algumas causas são quadros de gripe ou o refluxo do conteúdo do estômago.

No entanto, a rouquidão também pode estar relacionada com excessos vocais, seja gritando, falando em alta intensidade em locais com muito ruído ou por muito tempo sem dar tempo para o repouso vocal.

Cuidados com a voz

Uma das principais causas de afastamento dos professores de suas funções é decorrente ao esforço exercido pelas cordas vocais. É importante estar atento aos sinais, como dores, necessidade de pigarrear e rouquidão frequente que persiste por mais de duas semanas. A avaliação médica é fundamental.

Com a orientação do médico especialista Henrique Leão, o MT Saúde reuniu 10 principais recomendações para a preservação da saúde da voz:

FONTE: matogrossosaude

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens