O Governo Federal anunciou que irá investir mais de R$ 60 bilhões em Mato Grosso por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O lançamento do PAC foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com a presença do governador Mauro Mendes (União) na última sexta-feira (11), no Rio de Janeiro.
Entre as principais obras federais previstas para Mato Grosso estão a construção de três ferrovias. A Ferrogrão, que irá ligar Sinop (MT) ao porto de Miritituba (PA); a Fico (Ferrovia de Integração do Centro-Oeste) que vai ligar Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT) e as obras da Ferrovia Vicente Vuolo que liga Rondonópolis, a Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.
Na lista divulgada pelo Governo Federal, ainda consta investimento nos aeroportos em Alta Floresta, Cáceres, Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Sorriso, cuja a maioria já são concessionados.
Entre as obras em rodovias do Estado, está a construção dos trechos da BR-158 no contorno da terra indígena e da BR-242 de Gaúcha do Norte a Santiago do Norte, bem como melhorias nas BRs 070 e 080.
Construções para o programa Minha Casa Minha Vida, também estão incluídas. Em Várzea Grande, por exemplo, será retomada a construção de conjunto habitacional com mais de 2,5 mil casas.
A Casa de Bem Bem em Cuiabá, também será contemplada pelo Novo PAC, com investimento em reforma e para a implementação de uma escola de música no local.
Consta ainda na lista de programas, apoio para a infraestrutura da educação básica, obras na atenção básica de saúde, inclusão digital nas escolas e expansão da internet em Mato Grosso.
FONTE: Midia News