Vereadores do Araguaia comemoram inclusão das BRs 158 e 242 no PAC e decidem reforçar movimento até a conclusão das obras.

O anúncio é uma vitória do Movimento dos Vereadores do Araguaia pela Conclusão das BRs 158 e 242, já que as obras das mesmas se arrastam há décadas, mesmo sendo elas duas das mais importantes vias de infraestrutura de Mato Grosso.

 

Dezenas de vereadores da região Araguaia de Mato Grosso, comemoraram na noite da última sexta-feira, dia 11 de agosto, o anúncio da inclusão das obras de conclusão das rodovias BR 158 e 242 nas ações do Novo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC do Governo Federal.

O anúncio é uma vitória do Movimento dos Vereadores do Araguaia pela Conclusão das BRs 158 e 242, já que as obras das mesmas se arrastam há décadas, mesmo sendo elas duas das mais importantes vias de infraestrutura de Mato Grosso. De acordo com o site oficial do Governo Federal as obras de construção da BR-158 serão feitas pelo Contorno da Terra Indígena Marãiwatsédé e as obras de construção da BR-242 vão ligar Gaúcha do Norte até Santiago do Norte.

A informação da inclusão das obras no Novo PAC foi feita inicialmente pelo deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), único deputado da região Araguaia, que parabenizou a luta dos vereadores, e reforçou seu compromisso com a região, dizendo que esta é sua grande bandeira para o atual mandato e que seu gabinete estará sempre à disposição dos vereadores até a conclusão das obras. No dia 21 de junho passado, o deputado esteve juntamente com os vereadores em Brasília, numa reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar do tema.

Momentos após o deputado se manifestar nas redes sociais, o Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes que estava no Rio de Janeiro a convite do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou que Mato Grosso, receberá R$ 60,6 bilhões em obras e investimentos para melhorar a vida da população mato-grossense, e que a conclusão das obras das BRs 158 e 242 serão prioridade do pacote de obras.

A informação foi recebida com um misto de alegria e desabafo pelos vereadores, instantes depois dos anúncios, o vereador Jocasta Porto, da cidade de Canarana, que ocupa a presidência da Comissão do Movimento de Vereadores do Araguaia pela Conclusão das BRs 158 e 242, gravou um vídeo agradecendo todos os vereadores que abraçaram a causa, e reforçou que a luta continua até que de fatos obras sejam concluídas.

O Movimento dos Vereadores pela Conclusão das Obras das BRS 158 e 242, nasceu em fevereiro deste ano durante uma reunião de vereadores da região na posse do segundo mandato do Deputado Dr. Eugênio. Depois disso o grupo de vereadores presentes na reunião se encarregaram de articular o movimento para criar diversas situações para que as ações pela conclusão obras de fato ganhassem sentido.

De início o movimento sofreu críticas devido a outras tentativas mal sucedidas feitas na região, mas devido a adesão maciça dos vereadores dos municípios do Araguaia, os prefeitos da região também acabaram aderindo ao movimento, assim como outros líderes políticos do estado, entre eles o Senador Jayme Campos, os deputados federais Emanuelzinho e Juarez Costa, o Governador Mauro Mendes e o Ministro Carlos Fávaro.

Jocasta relatou que nos últimos dias a Comissão tem acompanhado as ações de trabalho junto aos órgãos que competem as obras, se reunindo com representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para agilizar as documentações necessárias para a viabilização das obras. “Estamos cada dia mais perto do nosso sonho se tornar realidade”, afirmou Jocasta Porto.

A expectativa agora que o governo federal declarou prioridade nas obras, é que os esforços conjuntos entre a Comissão de Vereadores, o Ibama e o DNIT resultem em avanços significativos para o asfaltamento das rodovias BR-158 e BR-242 no Araguaia. A busca por uma infraestrutura adequada é um passo fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região, além de garantir maior segurança e qualidade de vida para a população da região Araguaia e do estado de Mato Grosso.                          Fonte: Assessoria.

Região araguaia

Sair da versão mobile