No mês de março de 2020, durante uma visita a cidade de Vila Rica em seu primeiro mandato, a convite do hoje vereador Clebis Lourenço, o Clebinho, o deputado Dr Eugênio Paiva ouviu do produtor rural e então presidente do Sindicato Rural, e hoje vice presidente regional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) Anisio Vilela Junqueira Neto, o Netão a história do sonho do ex prefeito de Vila Rica, Paulo Duarte que era a necessidade da construção de uma ponte de concreto sobre o Rio Fontoura na rodovia MT 431 na divisa do município com Santa Cruz do Xingu.
No dia seguinte admirado com a história da ponte contada por Netão, o único deputado da região Araguaia de Mato Grosso decidiu ir ao local e viu a necessidade da construção da obra, ele levou a demanda ao Governador Mauro Mendes, que deu prioridade a construção da ponte que será uma das maiores pontes construídas de Mato Grosso e integrará ainda mais o Norte de Mato Grosso junto a BR 158. Agora as obras caminham para fase final de conclusão, e assim que estiver inaugurada se tornará a maior ponte da região Norte Araguaia.
Tudo teve começo na década de 90, quando o médico veterinário e advogado Paulo de Souza Duarte, a época prefeito do município de Vila Rica na tríplice fronteira dos estados Mato Grosso, Pará e Tocantins juntamente com o já falecido vereador Iderci José Correia, o Ideu visionando que o agronegócio seria a maior fonte da economia de Mato Grosso e que também haveria a necessidade de logística decidiu construir uma ponte de madeira sobre o Rio Fontoura na rodovia MT 431 na divisa com Santa Cruz do Xingu.
Na visão de Paulo Duarte a ponte seria vital para que a região produtora do Xingu que hoje conta com mais de um milhão de cabeças de gado e também área propícia para agricultura de cerca de mais de 01 milhão de hectares, além do trânsito do Nortão de Mato Grosso até a BR 158, rumo ao Norte e ao Nordeste do Brasil desembocasse dentro da cidade de Vila Rica, transformando a cidade num pólo regional.
Porém devido a baixa receita do município, inflação e também por promessas não cumpridas por completa por políticos estaduais, o sonho de Paulo Duarte não conseguiu ser concluido por completo, sendo que a obra ficou pronta mas sem o encabeçamento dos aterros, que só foram concluídos anos depois, o atraso na conclusão da ponte acabou fazendo com o que grande parte do trânsito mudasse de rota, e ajudasse que a então pequena Confresa devido a sua localização se tornasse o que Paulo Duarte havia idealizado para Vila Rica.
Uma curiosidade extra que envolve a ponte é que curiosamente os quatro principais nomes envolvidos na idealização e cobrança da construção da ponte são oriundos de Minas Gerais – Paulo Duarte e Iderci Correa, o Ideu, são de Belo Horizonte, já Anísio Vilela Junqueira Neto, o Netão é de Ituiutaba e o deputado estadual Dr. Eugênio Paiva de Alfenas.
FONTE: AMZ Noticias com Evandro Carlos