quinta-feira, novembro 7, 2024

“BRT vai promover viagens mais rápidas e com custo menor ao cidadão”, afirma secretário adjunto da Sinfra

A implantação do BRT em Cuiabá e Várzea irá promover uma racionalização do transporte público na região metropolitana, o que significa viagens mais rápidas para a população, promovendo melhorias na mobilidade urbana. Além disso, o novo modal vai permitir uma tarifa menor para os usuários do transporte.

A afirmação é do secretário adjunto de Gestão e Planejamento Metropolitano da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Rafael Detoni. “A gente trabalha o que há de mais precioso para o cidadão, que é o tempo”, destaca.

Detoni e o secretário adjunto de Obras Especiais, Isaac Nascimento, foram os convidados do 28º episódio do podcast MT Conectado, do Governo de Mato Grosso, publicado nesta quinta-feira (18.08). No episódio, os secretários explicam como será o funcionamento do novo modal para a população.

“Hoje os ônibus saem dos bairros e percorrem longos trechos até o centro de Cuiabá. A gente entra na Fernando Corrêa e tem um comboio de ônibus saindo dos bairros. Com o BRT, o ônibus sai do bairro e vai ao terminal. No terminal, o passageiro desce do ônibus alimentador e entra no BRT, que tem uma faixa exclusiva, que independe do humor do tráfego. Isso dá agilidade para o passageiro”, explica Detoni.

Esse uso mais racional do transporte promove uma tarifa mais competitiva para os usuários. De acordo com Detoni, hoje a tarifa estimada do BRT seria de R$ 4,37, abaixo do valor que já é praticado vom os ônibus convencionais.

O secretário adjunto Isaac Nascimento ressalta que uma tarifa mais baixa para a população foi uma das premissas adotadas no estudo técnico realizado pela Sinfra-MT para definir o que seria feito com as obras do VLT. Outros aspectos importantes são a acessibilidade, permitida pelo fato do BRT ter ônibus de piso baixo, e o fato de ser elétrico.

Responsável pela execução das obras, Isaac lembra que as obras do BRT já têm 36% de avanço na Avenida da FEB, com previsão de que a concretagem das pistas seja finalizada em outubro. Em relação a Cuiabá, o cronograma é para que as obras comecem neste mesmo mês.

Na conversa com a jornalista Camilla Zeni, os secretários ainda lembram que o BRT não irá reduzir a quantidade de pistas utilizadas pelos carros e sobre outras melhorias que as obras podem trazer, como a requalificação do Largo do Rosário e a criação de um parque linear na Avenida do CPA.

O episódio pode ser acompanhado no Spotify e também no canal do YouTube do Governo do Estado.

 



FONTE: Cenário MT

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens