A Saúde de Cuiabá, sob intervenção estadual, estará com três frentes de trabalho neste sábado (2) para levar atendimento e orientações à população. Na área urbana, as ações acontecem em horários distintos: pela manhã, no Paiaguás, abrindo as atividades do Setembro Amarelo nas unidades básicas de saúde, e, à tarde, na 20ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso. Na área rural, serão oferecidos na Comunidade São Jerônimo atendimentos médicos, odontológicos, entre outros serviços para os moradores ficarem com a saúde em dia.
“Ações como essas são muito importantes, pois contemplam não só o atendimento em si, mas também ações preventivas, levando informação para a população de Cuiabá. O Gabinete Estadual de Intervenção tem incentivado essas ações, pois dão opções para aqueles que trabalham durante a semana de ter atendimento e poder participar de ações de conscientização. De poder ter informações para prevenir as doenças e não só de como tratar”, destaca a interventora, Danielle Carmona.
A primeira ação do dia na área urbana, na USF Paiaguás, abre as atividades do Mês de Prevenção ao Suicídio. Com início às 7h, a programação conta com palestra sobre saúde mental, atividade física, consulta médica e de enfermagem para hipertensos e diabéticos que não se consultaram nos últimos seis meses, aferição de pressão e glicemia, vacinação, pesagem do Bolsa Família, cadastramento/atualização dos moradores que ainda não tem cadastro na unidade.
A ação termina às 15 horas. Podem participar moradores do Residencial Paiaguás, Paiaguás 2 e 3, Catedral, Três Poderes, Jardim Itapuã, Chico Mendes, Altos do Cuiabá e Jardim Ubirajara.
No segundo evento da área urbana, 20 profissionais da Saúde de Cuiabá estarão à tarde, a partir das 14h na concentração da 20ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso, na Avenida Mato Grosso. A equipe circulará distribuindo panfletos, conversando sobre a importância da prevenção a doenças e fazendo a distribuição de preservativos. A ação pausará durante a Parada e será retomada depois da chegada dos participantes na Orla do Porto, para onde a equipe se deslocará.
Na área rural, a equipe do Programa Amor, da Secretaria Municipal de Saúde, estará presente no Mutirão de Atendimento do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), que acontece na Comunidade São Jerônimo das 08h às 15h. Serão oferecidos à comunidade serviços como avaliação e orientação odontológica, entrega de kits de escovação, consulta com médicos voltados para a saúde da mulher, realização de exame preventivo do câncer de colo uterino (CCO), aferição de pressão arterial e glicemia, pesagem, vacinação, testes rápidos de sífilis, hepatite B e C, palestra de saúde da mulher, educação sexual e roda de conversa sobre saúde mental.
FONTE: Folha Max