A comissão de avaliação do Ministério da Educação (MEC) chegará em Barra do Garças, nesta quarta-feira (27), para avaliar a estrutura das unidades de saúde pública barra-garcenses a fim de viabilizar a implantação do tão sonhado curso de Medicina no município. A equipe permanecerá na cidade até o dia 29 de setembro e também visitará o Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar) para avaliação técnica da estrutura local.
O anúncio da visita foi feito na manhã desta última segunda-feira (25) pelo prefeito Dr. Adilson e o reitor Marcelo Soler, em coletiva de imprensa realizada no Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck. “A avaliação técnica é um passo muito importante e estamos todos muito otimistas com a visita do MEC. É um momento de muita alegria para nós vermos que esse sonho está cada vez mais perto de se tornar realidade”, declarou o reitor.
De acordo com o prefeito municipal, a comissão de avaliação do MEC visitará as dependências de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck para uma avaliação técnica da estrutura e dos serviços prestados pelas unidades de saúde, com o objetivo de definir se Barra do Garças atende aos critérios de implantação do curso de Medicina.
A utilização das instalações das unidades de saúde faz parte de uma parceria firmada entre Prefeitura e Univar, com o objetivo de beneficiar toda a população barra-garcense e regional. Diversas medidas já foram realizadas com a finalidade de melhorar a infraestrutura das unidades de saúde do município, conforme explicou o secretário municipal de Saúde, Adilson Tavares.
O Hospital Municipal, por exemplo, passou por uma revitalização emergencial no último ano, com reparos por todo o prédio, além da aquisição de diversos equipamentos novos para o local, como camas hospitalares e aparelhos cirúrgicos. A unidade de saúde, que atende mais de 30 municípios da região, atualmente, está em fase de reforma geral, a fim de aprimorar ainda mais a estrutura hospitalar.
O prefeito Dr. Adilson destacou que as melhorias realizadas vão garantir mais qualidade no atendimento da população, além de melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde das unidades. “A implantação do curso vai beneficiar não só a população barra-garcense, mas também a população da região do Vale do Araguaia, garantindo muito mais saúde e qualidade de vida para o nosso povo”, pontuou. (Secom-BG)