Uma câmera de segurança flagrou uma ação truculenta por parte de dois policiais civis durante abordagem a um adolescente no domingo (1), em Colniza (1.042 km a noroeste da Capital). As imagens mostram o menor sendo vítima de uma sessão de espancamento.
Esses policiais foram afastados do plantão e as armas deles já foram recolhidas
O promotor de Justiça Bruno Barros, que atua no Município, informou que a Polícia Civil abriu uma investigação para apurar a conduta dos agentes, que já foram retirados da escala de plantão e tiveram suas armas recolhidas. A informação também foi confirmada pela própria Polícia por meio de nota.
“Somente a Corregedoria pode afastar do serviço. Esses policiais foram afastados do plantão e as armas deles já foram recolhidas. Essa foi a primeira atitude tomada pela autoridade policial”, informou o promotor.
Ainda conforme Barros, o adolescente e sua família devem comparecer nesta segunda-feira (2) no Ministério Público Estadual para formalizar a denúncia contra os policiais civis.
Nas imagens, é possível ver o momento em que o menor e outra adolescente que estava na garupa foram derrubados de uma motocicleta por uma caminhonete conduzida por um dos policiais.
Após os ocupantes caírem no chão, o policial civil desembarcou da caminhonete e chegou chutando o adolescente, que caiu novamente. Depois, o agente desferiu vários socos na cabeça e tronco da vítima.
Logo em seguida o segundo investigador chega em uma viatura da Polícia Civil e também vai para cima do menor, imobilizando-o pelos braços. Depois, o adolescente é golpeado com um “mata-leão” pelo primeiro policial.
A sessão durou mais de dois minutos, até que o menor fosse colocado dentro da viatura. Porém, depois de certo tempo, ele é retirado da caminhonete e novamente agredido.
O pai do adolescente, que narra os vídeos, disse que tentou apartar a situação, mas quando se aproximou teria sido ameaçado por um dos policiais, que estava com a arma em punho.
Mesmo com a chegada da mãe do adolescente, as agressões continuaram. Depois da intervenção da mãe da vítima, ele foi levado ao hospital para receber atendimento médico.
O caso segue sendo investigado.
Leia a nota da Polícia Civil:
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Juína, informa que foi instaurado inquérito policial para apurar a conduta de dois policiais civis, lotados na Delegacia de Colniza, que aparecem agredindo um adolescente em um vídeo que circula em redes sociais da internet.
O delegado Regional, Marco Bortolotto Remuzzi, está em Colniza com três equipes policiais que estão tomando todas as providências necessárias para apuração dos fatos. As investigações, coordenadas pelo delegado Carlos Henrique Engelmann, estão em estágio avançado sendo realizada a oitiva das vítimas e encaminhamento para exame de corpo de delito.
Após as agressões, os policiais deixaram as respectivas armas na delegacia e desde então estão em lugar desconhecido, porém já fizeram contato por meio de advogado, que informou uma possível apresentação.
Uma equipe da Corregedoria-Geral da Polícia Civil está a caminho de Colniza para realização das providências cabíveis no âmbito administrativo.
A Polícia Civil ressalta que não compactua com a ação dos policiais e que esse tipo de abordagem realizada pelos investigados não faz referência aos padrões utilizados dentro da instituição.
“Mídia News”