A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, promove desde 2021 o programa de Assistência Técnica para cerca de 600 pequenos produtores enquadrados na agricultura familiar. O projeto oferece acompanhamento gratuito de profissionais como engenheiros agrônomos, veterinários, engenheiros de alimentos e técnicos agrícolas, além da cessão de patrulha agrícola mecanizada.
A equipe técnica realiza o acompanhamento para a produção de horticultura, apicultura, piscicultura, produção de laticínios, criação de animais, análise e preparação de solo, entre outros. Esse acompanhamento ocorre de acordo com a necessidade do produtor, e a equipe pode realizar visitas semanais ou mensais, auxiliando no manejo dos animais ou durante o preparo para o plantio até a colheita.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural também fornece aos produtores o Selo de Inspeção Municipal (SIM) e o Selo Municipal da Agricultura Familiar (SEMAF), que atesta a qualidade e procedência dos produtos e permite a comercialização desses itens nos mercados e feiras da cidade.
O produtor de queijo, Ari Moraes Bonfim, da Fazenda Jamel, garantiu que sua produção foi beneficiada com o projeto de assistência técnica e com o selo da agricultura familiar seus produtos estão aptos para serem comercializados. “Já faz dois anos que a equipe da secretaria me acompanha. Agora tenho o selo e posso vender na cidade e nos supermercados com a garantia de qualidade dos meus produtos”, disse.
Waldomiro Correia da Cunha, morador do Assentamento Serra Verde, também é assistido pelo projeto. Ele e sua família cultivam mandioca, produzem polvilho, leite e mel com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural. “Se fosse para a gente pagar pelos serviços desses profissionais, seria muito caro, mas com o apoio da prefeitura, a gente tem esse suporte sem custo nenhum”, afirmou.
O secretário José Bispo destacou que a implantação do programa tinha como objetivo fortalecer a agricultura familiar no município. “É a primeira vez que esse programa é realizado em nossa cidade. Antes, os produtores eram desassistidos, alguns tinham dificuldade em dar continuidade à sua produção e outros eram proibidos de vender suas mercadorias dentro da cidade. Mas nossa gestão honrou o compromisso com essas famílias, implantando esse projeto que dá total assistência aos pequenos produtores rurais”, declarou.
O programa de Assistência Técnica Rural é voltado exclusivamente para agricultores familiares. Os interessados devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural, portando a documentação da propriedade e documentos pessoais para efetuar o cadastro.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural está localizada na Travessa Voluntários da Pátria, nº 29, centro. Para mais informações, ligue para o telefone: 66 3401-1351. (SECOM-BG)