A prefeita de Barão de Melgaço, Margareth Gonçalves da Silva, afirmou que é crítica a situação da rede de abastecimento de água da cidade, que apresenta até coliformes fecais devido a infiltrações de esgoto.
Foi publicado na terça-feira (10) da semana passada, no Diário Oficial, um decreto de situação de emergência devido à contaminação na rede. O documento tem validade de 180 dias a partir da sua publicação.
Segundo a prefeita, o problema é crônico. “Fiz o levantamento e é desde 2010 que tem essa contaminação. Estou trabalhando e vou resolver, estamos fazendo toda a troca da rede do município”, afirmou Margareth em entrevista ao programa MT1 da TVCA.
A descoberta, segundo a gestora, é recente. “A minha engenheira abriu toda a cidade e falou: ‘Prefeita, a rede de água está toda contaminada, é uma rede antiga, teve infiltração do esgoto com a água’”, explicou.
A água de uma ETA (Estação de Tratamento de Água) que acabou de ser reformada deságua na rede contaminada.
“Fazemos a captação da água do rio para essa ETA, fazemos o tratamento e jogamos na distribuição dessa rede. Por enquanto a gente joga nessa rede que, infelizmente, está contaminada”, disse.
Segundo Margareth, apesar do problema ser antigo e haver relatos de disenteria entre os moradores, nenhum caso é grave.
“Como gestora tenho compromisso com a população, fui atrás dos órgãos federais, os órgãos que têm peso […]. O primeiro passo, o decreto de emergência, para que possamos facilitar o andamento da resolução desse problema”, afirmou.
A construção de uma nova ETA está em fase de conclusão, conforme a gestora, e deve dar fim ao problema.
“A obra está finalizando, não terá mais essa contaminação. Vai ser uma nova rede para suprir a necessidade do município. É nessa nova ETA que eu estou trabalhando junto com o governo”, disse.
Nesta quinta-feira (19) uma equipe do governo deve ir ao Município para fazer um levantamento para uma rede de esgoto, que a cidade não tem.
FONTE: Midia News