Na última semana, o prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves, visitou algumas turmas do programa “Mais MT Muxirum”, uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com as prefeituras municipais, voltado para a alfabetização de pessoas a partir de 15 anos. O programa conta com 24 turmas ativas no município barra-garcense e, este ano, formará mais de 200 estudantes.
Com o objetivo de reduzir a taxa de analfabetismo entre jovens, adultos e idosos, o programa “Muxirum” contempla todos os 141 municípios do estado de Mato Grosso. “A palavra ‘Muxirum’ tem origem tupi e significa “mutirão”, “fazer juntos” e nossa principal missão é promover a alfabetização da nossa população, levar luz para as letras”, explicou Maria Auxiliadora da Silva Garção, pedagoga e coordenadora do programa no município.
A coordenadora ainda explicou que o Governo do Estado disponibiliza os materiais pedagógicos aos professores e estudantes e a Secretaria Municipal de Educação fornece os espaços escolares para as aulas. Os estudantes recebem um kit escolar, com pasta, cadernos, lápis, borracha, apontador, tesoura, cola e lápis de cor. Também são realizadas aulas domiciliares para idosos em idade muito avançada ou com mobilidade reduzida.
Implantado em Barra do Garças em 2021, este ano o município está na terceira etapa do programa, com o total de 280 estudantes, incluindo os distritos e as comunidades indígenas. A cerimônia de formatura está prevista para o dia 21 de novembro, no Anfiteatro Municipal Fernando Peres de Farias, encerrando a terceira etapa do programa no município.
Durante as visitas, o prefeito Dr. Adilson declarou que o programa “Muxirum” é mais uma ação fantástica do Governo de Mato Grosso, que o município fez questão de aderir. “É extremamente gratificante ver o grande sucesso do programa no nosso município, com uma iniciativa que prevê a alfabetização de pessoas que, por alguma circunstância da vida, não conseguiram se alfabetizar na idade recomendada”, destacou.
O seu Ednaldo Alves, um dos alunos do “Muxirum” em Barra do Garças, contou que um dos melhores momentos de sua alfabetização foi quando aprendeu a escrever o nome de seus pais. “O conselho que eu dou é: estude. Nem que seja um pouquinho. Tem gente que diz: ‘Ah! Mas eu já estou velho’ e eu digo: ‘Velho é o mundo e quando nós nascemos, ele já estava’”, pontuou. (Secom-BG)