A deputada federal Amália Barros (PL) rebateu a ex-deputada federal Rosa Neide (PT) e esclareceu que votou favorável e que sempre estará ao lado das mulheres que sofrem de câncer de mama.
Na última segunda-feira (6), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 3072/2022, de autoria da deputada Flávia Morais (PDT-GO), que obriga as unidades de saúde informarem pacientes sobre reconstrução mamária pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto foi aprovado com o voto favorável de Amália, que se posicionou contrário somente a parte do texto que prevê a possibilidade de aplicação de multas para as empresas.
De acordo com Amália, a aplicação de multas poderá ser mal utilizada pelo Governo Federal como mecanismo de arrecadação de recursos.
A ex-deputada petista Rosa Neide, no entanto, divulgou em suas redes sociais de forma incorreta que Amália, assim como outros parlamentares de direita, votaram contra as mulheres com câncer, induzindo seus seguidores e até parte da imprensa a acreditar na informação falsa.
“É uma mentira. Votei a favor das mulheres com câncer de mama e que elas sejam informadas sobre a possibilidade de reconstrução mamária decorrente do tratamento do câncer pelo SUS. Votei contra apenas uma parte do texto que prevê a aplicação de multa em caso de descumprimento”, explicou a parlamentar.
A proposta que contou com o apoio da deputada Amália foi aprovada e seguirá para apreciação do Senado.
FONTE: Folha Max