domingo, dezembro 7, 2025

Ladrões roubam busto do túmulo de Nelson Rodrigues

Ladrões roubam busto do túmulo de Nelson Rodrigues

 

Integrantes do grupo SOS Patrimônio denunciam que o busto do túmulo do escritor Nelson Rodrigues, que fica no cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, foi furtado entre sexta-feira (19) e sábado (20).

Nascido em Pernambuco, Nelson Rodrigues se mudou para o Rio de Janeiro ainda criança, onde viveu por toda a vida. Foi dramaturgo, jornalista e escritor. Fez história na cultura brasileira com peças, crônicas e críticas esportivas. Era um apaixonado pelo futebol e, especialmente, pelo Fluminense.

O escritor morreu em 1980 e foi sepultado no cemitério.

“Tem uma perda histórica, cultural e artística. A cidade fica mais pobre em relação a história e cultura”, afirmou José Marconi, um dos fundadores do SOS Patrimônio.

O busto furtado era de bronze e mostrava o escritor em frente a uma máquina de escrever. O peso estimado da peça é de cerca de 45 kg.

A Rio Pax, responsável pela administração do Cemitério São João Batista, disse que “atua ativamente na segurança de seus cemitérios, inclusive providenciando a instalação de concertinas, aproximadamente mil metros, para dificultar o acesso de delinquentes.” A concessionária informou ainda que será aberto procedimento interno para apuração do caso.

A Polícia Militar afirmou que não houve acionamento para o crime e que o policiamento foi reforçado na área.

Outro caso

Não é a primeira denúncia sobre furtos de objetos e estátuas no local. Em novembro, uma estátua de bronze de 1,60 metro foi furtada do mausoléu do escritor e médico Cláudio de Souza.

Um pé de cabra foi encontrado jogado na base do mausoléu, que fica na alameda principal do cemitério.

FONTE: Folha Max

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens