Por Joel Teixeira
Uma equipe da TV francesa TF1 faz uma série de matérias sobre meio ambiente em Mato Grosso. Um dos entrevistados foi o presidente do Sindicato Rural de Sinop,Ilson Redivo; o repórter pergunta: “O senhor como um habitante de uma região da Amazônia, não acha que teria também a sua parte para fazer, assim como a China tem e os EUA tem, dentro de uma pequena contribuição que pode fazer? “
Redivo foi contundente ao responder:
“Desculpe lhe responder é uma perguntinha muito pequenininha, porque vocês não entenderam ainda o quanto nós fizemos aqui, o quanto nós fizemos de bem pelo meio ambiente. Quando eu tenho mais da metade da minha área preservada, sem produzir, para gerar essa tal, eu pergunto: o que os outros fazem? eu pergunto o que você faz? Eu devolvo a pergunta dizendo, qual é a tua contribuição para com o meio ambiente?
Qual é a contribuição dos ambientalistas para com o meio ambiente? Qual é a contribuição dos governos europeus para com o meio ambiente?”
Ilson também questionou sobre os combustíveis fósseis usados pela Europa e grande parte do mundo como matiz energética : Porque que eles não mudam a matiz energética de vocês? Por que não mudam a matiz energética da Europa de um modo geral? Qual é a contribuição que dão lá para reduzir a emissão de gases poluentes?
E finaliza de frente ao jornalista: “Eu estou fazendo a minha parte, companheiro, mas muito bem feita. Se todo mundo fizesse o que os produtores brasileiros fazem, o mundo seria outro com certeza. Porque nós não emitimos poluentes que nem vocês emitem. Aqui tem empresa da Noruega na Amazônia, explorando minério, (fazendo regaço) e ninguém fala nada, e é esse mesmo Governo Norueguês que nos mete o pau, que critica o meio ambiente, que fala em sustentabilidade. Vá ver nas indústrias que eles tem, explorando minério, se são sustentáveis! Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço,” pontuou.
Assista ao vídeo